undefined

Leonardo Weller

Historiador e professor da FGV São Paulo, coautor do livro "Democracia Negociada: Política Partidária no Brasil da Nova República".

Top 3 podcasts with Leonardo Weller

Ranked by the Snipd community
undefined
6 snips
Jan 10, 2025 • 1h 12min

A Hora Extra | Collor e o impeachment, Itamar, Plano Real e mais com Fernando Limongi e Leonardo Weller

Fernando Limongi e Leonardo Weller são cientistas políticos e economistas, respectivamente, e discutem o turbulento período da política brasileira nos anos 90. Eles analisam o governo de Collor e seu impeachment, destacando alianças políticas e estratégias enfrentadas. A ascensão de Itamar Franco e o impacto do Plano Real são abordados, revelando as mudanças econômicas significativas. Os convidados ainda refletem sobre incertezas políticas atuais e compartilham novidades sobre um novo livro que explora a história recente do Brasil.
undefined
6 snips
Dec 27, 2024 • 1h 5min

A Hora Extra | As tramas da Constituinte, os militares antes e depois e mais com Limongi e Weller

Fernando Limongi, cientista político e coautor de 'Democracia Negociada', junta-se a Leonardo Weller, economista e também coautor, para discutir a redemocratização do Brasil. Eles analisam a transição do regime militar para a democracia, destacando o papel crucial das eleições de 1974 e o movimento Diretas Já. O impacto das figuras políticas como Lula, Tancredo Neves e Ulisses Guimarães também é debatido, além das manobras na Constituinte de 1987 e suas consequências para a política atual.
undefined
Jan 25, 2025 • 49min

Leonardo Weller: Direita brasileira deixou de conter extremistas

Leonardo Weller, historiador e professor da FGV São Paulo, coautor de "Democracia Negociada", discute a política brasileira e o papel de partidos como o PT e o PSDB na construção de consensos. Ele analisa a trajetória da Nova República e eventos como o impeachment de Dilma Rousseff, revelando os desafios que a democracia enfrenta. Weller argumenta que a extrema direita, representada por Bolsonaro, emergiu em um cenário de polarização, apontando para a urgentíssima necessidade de um novo centro político para restaurar a democracia no Brasil.