

Pauta Pública
Agência Pública
Conduzido pela jornalista Andrea Dip, o Pauta Pública é um podcast semanal para refletir sobre os desafios do Brasil e do mundo. Em sua quinta temporada, o podcast traz a análise de especialistas para conversas que vão além do óbvio em temas como política, direitos humanos e muito mais. Toda sexta-feira, bem cedo, no seu tocador de podcast favorito.
Episodes
Mentioned books

11 snips
Sep 12, 2025 • 45min
A mão invisível das big techs
Natalia Viana, fundadora da Agência Pública, coordena o projeto que investiga a influência das big techs nas democracias. Laura Scofield revela como essas empresas fizeram lobby para enterrar o PL das fake news, enquanto Juliana Dal Piva analisa suas táticas para evitar regulações no Brasil. Juntas, elas discutem o papel de figuras como Elon Musk e Mark Zuckerberg na desestabilização de instituições. A conversa traz à tona a complexidade das relações entre poder corporativo e político e a luta por maior transparência no lobby.

Sep 5, 2025 • 34min
Guerra no Congo, milhões de mortos e pouca atenção
A República Democrática do Congo, um dos países com maior abundância e riqueza de minerais do mundo, enfrenta um conflito há mais de 25 anos, com envolvimento de inúmeros grupos armados e uma disputa territorial que envolve Ruanda, o país vizinho, mas também sofre influencias dos EUA e da China, com acusações à grandes empresas de tecnologia, como a Apple, que poderiam estar se beneficiando da instabilidade na região. Essa disputa, que já deixou milhões de mortos e jogou o país com um território tão valioso na miséria e na instabilidade, tem pouca cobertura da imprensa e interesse da comunidade internacional. Essa invisibilidade reforça a violência e transmite a ideia de que algumas vidas parecem importar menos do que outras para a comunidade internacional.Mas qual será a saída para esta crise? Quem se beneficia de um conflito em um território tão rico? Por que o silêncio em torno desta guerra? Para conversar com a gente hoje sobre isso o Pauta recebe Prosper Dinganga, coordenador do coletivo A Voz do Congo, e Pedro Borges co-fundador e jornalista da agência Alma Preta, para trazer um pouco do apanhado histórico do terror que atinge a região, além de comentar o estado atual do conflito e da vida no país.Não esqueça de seguir e curtir o Pauta Pública nas plataformas de áudio.

Aug 29, 2025 • 29min
Rios de cocaína e sangue: tráfico e violência escalam no Norte
O 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública trouxe dados impressionantes sobre o avanço do crime organizado na Região Norte do Brasil. Segundo o levantamento, houve ali um crescimento de 92% nas apreensões de cocaína nos últimos 11 anos, bem acima da média no resto do Brasil que viu uma alta de 72% no mesmo período. Em 2024 foram apreendidos 15,2 toneladas de maconha contra 229 kg apreendidos em 2013, um aumento de 6.530%. Este aumento do tráfico se relaciona com o aumento da violência e de outros crimes como garimpo ilegal e lavagem de dinheiro. Mas o que explica esse cenário? Quais são as facções que se instalaram no interior da Amazônia Legal e como as comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas estão sofrendo o impacto desta explosão de violência? Para conversar sobre essa situação cada vez mais dramática e com muitos contornos o Pauta recebe o professor quilombola Aiala Colares, da Universidade Estadual do Pará. PhD em Geografia e Especialista em Direito Penal, ele fala com a gente sobre como a região Norte tem se transformado numa das principais rotas de tráfico de drogas no continente e o que poderia ser feito para frear todo esse processo.Não esqueça de seguir e curtir o Pauta Pública nas plataformas de áudio.

Aug 22, 2025 • 35min
Revolução feminista no Irã
Em setembro de 2022, a morte de uma jovem no Irã foi o estopim para uma revolução contra a opressão e o autoritarismo. Jina Mahsa Amini, 22 anos, foi presa e agredida pela Polícia da Moralidade porque estava com o véu, obrigatório a todas as mulheres, posto de maneira que foi considerada incorreta. Em seu funeral, a família fez um apelo: “não nos deixem sozinhos”. Ali nasceu a poderosa revolução feminista iraniana, sob o lema “ jin, jiyan, azadi” — termo de origem curda — que significa mulher, vida, liberdade.Esse canto atravessou fronteiras e se transformou em símbolo global de resistência. Neste episódio, conversamos com a pesquisadora, professora e escritora iraniana Firoozeh Farvardin, que reflete sobre como a morte de Jina acendeu uma revolução que continua viva e conectada a outras lutas sociais e políticas em disputa no Irã. Ela também fala sobre a vida em estado constante de alerta após os recentes doze dias de ataques entre Israel e Irã, com apoio dos EUA, que em junho deixaram milhares de mortos.Ouça o episódio e compartilhe sua opinião sobre esse tema nos comentários. Não se esqueça que você também pode doar qualquer valor para apoiar o nosso jornalismo independente. Saiba mais em apoie.apublica.org

Aug 15, 2025 • 33min
A ameaça silenciosa à participação das mulheres na política
As mulheres são mais da metade da população brasileira, mas a baixa representação feminina no atual parlamento do país ainda é uma realidade. Na Câmara são apenas 18% das cadeiras e no Senado 19%. O novo Código Eleitoral, que está pronto para votação no Senado, ameaça reduzir ainda mais esse espaço, reduzindo de 30% para 20% as cotas obrigatórias para as candidaturas femininas.Para falar sobre esse retrocesso para as mulheres na política, que corre em silenciosa aprovação, o episódio da semana é com a jornalista e cientista política Helena Salvador, coordenadora de mobilização e campanhas do Pacto pela Democracia. Ela fala sobre os riscos desse retrocesso, sobre os caminhos traçados para conseguir os 30% que temos agora e os caminhos possíveis para fortalecer a democracia brasileira rumo à paridade de gênero no poder.

Aug 8, 2025 • 42min
Pai presente?
O dia dos pais, data comercial comemorada no segundo domingo de agosto, abre espaço para refletirmos sobre os diversos aspectos da paternidade, inclusive a ideia, ainda naturalizada socialmente, de que ao homem cabe apenas o papel de provedor financeiro. Isso quando não abandona completamente a responsabilidade do cuidado. Segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, apenas em 2024, o Brasil emitiu mais de 91 mil certidões de nascimento apenas com o nome da mãe. E, de acordo com o Censo 2022, há quase seis vezes mais mães solo do que pais solo no país.Neste episódio do Pauta Pública, o educador parental Humberto Baltar, propõe uma reflexão além do atual cenário da ausência paterna no país e questiona o modelo tradicional do papel da figura masculina na criação dos filhos. Ele defende uma paternidade afetiva e efetiva, que deve ir além de oferecer um provimento material e passe também a considerar tudo que envolve também o cuidado emocional.Ouça o episódio completo e compartilhe sua opinião nos comentários.

Aug 1, 2025 • 36min
"Tomara que você seja deportado"
A volta de Donald Trump ao poder fez ganhar força uma de suas principais promessas de campanha: as medidas contra a imigração no país. Em três meses de governo, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos anunciou que mais de 142 mil imigrantes irregulares foram deportados. A questão é que a sensação de insegurança tem ido além das pessoas que estão sem as devidas documentações no país e há relatos de que a deportação tem sido utilizada como ferramenta política para perseguir opositores e críticos do governo.Para refletir sobre essa realidade, Andrea Dip recebe no Pauta Pública desta semana, Jamil Chade, jornalista e escritor que acaba de lançar "Tomara que você seja deportado: uma viagem pela distopia americana”, um livro marcado por sua experiência pessoal, em que ele retrata os desafios diários mesmo em condições legais no país. A obra é resultado de uma viagem pela distopia estadunidense, no período entre a campanha eleitoral de Trump e a retomada de um governo autoritário, de perseguição às minorias e outros aspectos políticos e econômicos que evidenciam a decadência daquela sociedade.Ouça o episódio completo e compartilhe sua opinião nos comentários.

Jul 25, 2025 • 40min
O que o censo não revela sobre os evangélicos no Brasil
Christina Vital, pesquisadora e socióloga da Universidade Federal Fluminense, é a convidada que mergulha nas complexidades do crescimento evangélico no Brasil. Ela explora como os dados do Censo revelam uma comunidade diversa e não homogênea, além de conectar esses números à dinâmica política atual. A influência do bolsonarismo e seu impacto nas igrejas evangélicas, especialmente entre os jovens, é outro tema candente. Vital também reflete sobre os desafios que esse grupo enfrenta nas próximas eleições e a busca por identidade na juventude evangélica.

Jul 18, 2025 • 39min
Milícias: caneta na mão e bolso cheio
É impossível entender a segurança pública no Brasil sem olhar para a história das milícias ao longo do tempo. Para falar sobre esse tema, o Pauta Pública desta semana recebe a jornalista Cecília Oliveira que fala sobre o seu livro Como nasce um miliciano, recém lançado pela Bazar do Tempo. Ela revela as condições que incentivaram o surgimento e a expansão das milícias, que começaram na cidade do Rio de Janeiro e se tornaram um tipo de negócio violento e estruturado em diversas regiões do país. Na entrevista com Andrea Dip, Cecília resgata a história desses grupos, que têm raízes na década de 60 e 70, quando comerciantes passaram a contratar policiais “escolhidos a dedo” para garantir a segurança de determinadas regiões. Ela analisa quais são as camadas históricas e políticas que sustentam esse tipo de atividade, e os principais desafios para combater o avanço das milícias no país. “Enquanto não houver realmente uma decisão política de não tolerar mais esse tipo de conduta, não vai ter como mudar [...] porque quem tem a caneta na mão está com o bolso cheio vindo desse pessoal.” Ouça o episódio completo e saiba mais sobre o tema. O jornalismo independente da Agência Pública existe para te contar aquilo que você não costuma ver e ouvir nas grandes mídias. Por isso, contamos com o seu apoio para continuar fazendo este trabalho. Acesse apoie.apublica.org para se tornar uma pessoa aliada ou se preferir, faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org

Jul 11, 2025 • 32min
Quanto vale a aposta? Os dados do Império das Bets no Brasil
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets rejeitou o parecer final sobre as acusações de empresas e influenciadoras e terminou suas atividades sem enviar nenhuma proposta de indiciamento para órgãos oficiais. Diante dessa dificuldade de punir e regular as empresas e pessoas que promovem as apostas online no Brasil, o Pauta Pública recebe Tiago Braga, Diretor do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia).O Instituto lançou, em junho deste ano, um estudo que analisa o fenômeno das plataformas de bets e da dependência digital. Um dado que chama atenção é que 24 milhões de brasileiros apostaram em Bets em 2024 e desses apostadores, quase metade está endividada. Para entender mais sobre essas análises, ouça o episódio completo e compartilhe sua opinião sobre o tema nos comentários.Vale lembrar que estamos na reta final de uma campanha de arrecadação para investigar o mercado das bets no Brasil, uma iniciativa que só é possível com o jornalismo independente. Saiba mais em apoie.apublica.org ou doe agora para contato@apublica.org.