Pauta Pública

Agência Pública
undefined
20 snips
Jan 30, 2026 • 40min

O que querem os donos dos seus dados? - com Sérgio Amadeu

Sérgio Amadeu, sociólogo e professor da UFABC e referência em tecnologia e sociedade, discute colonialismo digital e soberania de dados. Fala sobre infraestrutura tecnológica no Brasil. Questiona o paradigma dos dados e as arquiteturas das redes sociais. Analisa IA generativa, influência do Vale do Silício e riscos de empresas como Palantir. Propõe resistência via cultura, ética e políticas públicas.
undefined
Jan 23, 2026 • 39min

Trump joga o tabuleiro do mundo pro ar - com Guilherme Casarões

O ano de 2026 começou com uma notícia que surpreendeu a todos, mas que preocupa particularmente os países da América do Sul: o ataque dos Estados Unidos à Venezuela e a prisão de Nicolás Maduro e Cilia Flores. Neste episódio, o Pauta Pública recebe o cientista político Guilherme Casarões para analisar os riscos de transformar o discurso do combate ao chamado “narcoterrorismo” em licença para invadir países, derrubar governos e redesenhar fronteiras à força. Professor da Florida International University, nos Estados Unidos, e coordenador do Observatório da Extrema Direita, Casarões explica o que está por trás do “Corolário Trump”: a  retomada da Doutrina Monroe, que determina que cabe aos Estados Unidos o controle dos recursos naturais, da infraestrutura e do fluxo de pessoas no que considera seu espaço natural de interesse: as Américas. Uma lógica que, segundo ele, aprofunda instabilidades, rompe regras do direito internacional e ameaça diretamente os países da região.O Pauta Pública chega ao episódio número 200! Agradecemos a companhia dos ouvintes de longa data, e damos as boas-vindas aos que estão chegando agora! Se você gosta do nosso trabalho, compartilhe com os amigos e acompanhe as demais coberturas da Agência Pública em apublica.orgO curso “Lawfare – a influência dos EUA ontem e hoje”, com Natalia Viana, vai explicar como a lei pode deixar de ser instrumento de justiça para se tornar arma política. Saiba mais em apoie.apublica.org/cursoSaiba que você pode ser aliado da Agência Pública e colaborar com esse trabalho. Saiba mais em apoie.apublica.org ou faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.Contamos com seu apoio!
undefined
Jan 16, 2026 • 20min

A ficção como reflexo da realidade - com Jeferson Tenório

Começa hoje a sexta temporada do Pauta Pública, num ano que desde os primeiros dias já se mostra decisivo na geopolítica, na democracia, na tecnologia e na história. Na temporada de 2026, com o tema “Diálogos para entender o que é real”, a jornalista Andrea Dip irá conduzir conversas para nos situar num mundo onde imagens fictícias parecem de verdade, e narrativas se apresentam como fatos.Neste primeiro episódio, trazemos um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea: Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti em 2021, com “O Avesso da Pele” (Companhia das Letras, 2020). Tenório fala sobre seu lançamento mais recente, “De Onde Eles Vêm” (Companhia das Letras, 2024), um romance sobre a universidade como espaço de hostilidade e desejo, e reflete sobre o papel da literatura em meio à crescente dificuldade de distinguir informação de invenção.Ouça agora e deixe seu comentário.Quem faz o Pauta: ● Apresentação e entrevista: Andrea Dip● Roteiro, Edição e Mixagem Final: Ricardo Terto● Produção: Stela Diogo● ID Visual: Tayná Gonçalves● Coordenação de podcast: Sofia Amaral● Coordenação de Redes Sociais: Lorena Morgana● Chamadas e teasers: Ethieny Karen● Site: Guilherme Silva e Raphaela Ribeiro● Trilha original composta por Pedro VituriSaiba que você pode ser aliado da Agência Pública e colaborar com esse trabalho. Saiba mais em apoie.apublica.org ou faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.Contamos com seu apoio!
undefined
Jan 12, 2026 • 51sec

Pauta Pública 2026: Diálogos para entender o que é real

Vem aí a nova temporada do Pauta Pública!Episódios inéditos todas as sextas. Siga o podcast e deixe sua opinião nos comentários.Saiba que você pode ser aliado da Agência Pública e colaborar com esse trabalho. Saiba mais em apoie.apublica.org ou faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.Contamos com seu apoio!
undefined
Jan 9, 2026 • 32min

Retrospectiva 2025 | Oriente Médio e conflitos pelo mundo

INFORMAÇÕES SOBRE A ATUAL ESCALADA ENTRE EUA E VEZUELA: Confira no nosso site reportagens e análises especiais sobre o tema, que abordam os impactos desse conflito na geopolítica mundial e os riscos que ele representa para a América Latina.Este é o quarto e último episódio de férias do Pauta Pública, que durante quatro semanas trouxe os momentos mais marcantes da temporada de 2025. Neste episódio, você ouve o relato de quem perdeu mais de cinquenta familiares em Gaza. Também há relatos sobre a guerra na República Democrática do Congo, que apesar do número assustador de vítimas, tem pouca ou nenhuma repercussão na imprensa brasileira e internacional. E por fim, uma análise de como a morte de Jina Mahsa Amini, após ser presa pela Polícia da Moralidade iraniana, iniciou uma onda de resistência feminista. Para isso, o episódio reúne trechos das entrevistas realizadas com o jornalista Ramzy Baroud, durante o episódio O genocídio em Gaza nas palavras de um palestino; com o jornalista Pedro Borges e  com o coordenador do coletivo A Voz do Congo, Prosper Dinganga, no episódio Guerra no Congo: milhões de mortos e pouca atenção; e também com a professora e escritora iraniana Firoozeh Farvadin, durante o episódio A Revolução Feminista no Irã. Ouça agora e lembre-se que na próxima semana começa a nova temporada do Pauta Pública, com episódios novos todas as sextas. Não deixe de compartilhar com a gente sua opinião nos comentáriosSaiba que você pode ser aliado da Agência Pública e colaborar com esse trabalho. Saiba mais em apoie.apublica.org ou faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.Contamos com seu apoio!
undefined
Jan 2, 2026 • 28min

Retrospectiva 2025 | Cultura Digital

Este é o terceiro episódio de férias do Pauta Pública, que durante quatro semanas traz os momentos mais marcantes da temporada de 2025. Neste episódio, reunimos análises sobre as juventudes nas plataformas digitais. Discutimos o aumento das comunidades misóginas e dos discursos de ódio contra meninas e mulheres, falamos sobre as realidades que condicionam a sociedade a viver cada vez mais ansiosa e também sobre a desconstrução da sociedade salarial no Brasil, que vem desvalorizando o modelo de contratação CLT. Para isso, o episódio reúne trechos das entrevistas realizadas com a jornalista Marie Declercq durante o episódio Adolescência, a machosfera para além dos incels;  com o psicólogo Alexandre Coimbra Amaral, durante o episódio O que fazer com essa tal ansiedade? e com o sociólogo Ruy Braga, durante o episódio CLT virou meme? O trabalho nas mãos dos algoritmos.Ouça agora e deixe sua opinião nos comentários.Saiba que você pode ser aliado da Agência Pública e colaborar com esse trabalho. Saiba mais em apoie.apublica.org ou faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.Contamos com seu apoio!
undefined
Dec 26, 2025 • 23min

Retrospectiva 2025 | Política Internacional na era Trump

Este é o segundo episódio de férias do Pauta Pública, que durante quatro semanas traz os momentos mais marcantes da temporada de 2025. Neste episódio, trazemos análises do discurso e das ações simbólicas e práticas do atual governo norte-americano, e das consequências para os imigrantes no país e para o restante do mundo. Para isso, o episódio reúne trechos das entrevistas realizadas com o cientista político Guilherme Casarões, durante o episódio Trump e a posse dos techno brothers;  com a professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-RJ Monica Herz, durante o episódio Estamos à beira de um conflito global?; e das análises do jornalista Jamil Chade que resultaram no livro Tomara que você seja deportado, marcado por sua experiência vivendo no país durante a campanha eleitoral e o início do governo Trump, no episódio homônimo. Ouça agora e deixe sua opinião nos comentários.Saiba que você pode ser aliado da Agência Pública e colaborar com esse trabalho. Saiba mais em apoie.apublica.org ou faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.Contamos com seu apoio!
undefined
Dec 19, 2025 • 19min

Retrospectiva 2025 | Justiça e direitos humanos

Este é o primeiro episódio de férias do Pauta Pública, que durante quatro semanas irá relembrar os momentos mais marcantes da temporada de 2025. Neste episódio você confere as diferentes formações das milícias ao longo do tempo e entende  porque especialistas defendem que tecnologias de reconhecimento facial em redes de videomonitoramento, como o projeto Smart Sampa, reproduzem padrões racistas. Também vamos relembrar a operação policial nas comunidades da Penha e do Alemão ocorrida em 28 de outubro, que resultou numa chacina com dezenas de mortos. Para isso, o episódio reúne trechos das entrevistas realizadas com a jornalista Cecília Oliveira, durante o episódio Milícias: caneta na mão e bolso cheio; com o integrante da campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira, Pedro Diogo Carvalho, durante o episódio o Reconhecimento Facial e Vigilância Racista; e das entrevistas com o sociólogo Daniel Hirata, no episódio Por que tanta gente apoia uma chacina? e com o cofundador do Instituto Raízes em Movimento, David Amen, no episódio A mobilização que desafia a violência, a favela pela favela.Ouça agora e deixe sua opinião nos comentários.Saiba que você pode ser aliado da Agência Pública e colaborar com esse trabalho. Saiba mais em apoie.apublica.org ou faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.Contamos com seu apoio!
undefined
Dec 12, 2025 • 34min

O bajubá como linguagem de proteção e resistência

No ano de 2025, tivemos as palavras como catalisadoras das crises do nosso tempo. Discursos usados como arma de guerra e opressão, termos em disputa e a luta pelas narrativas. A linguagem desenhando o mundo, o tempo e os corpos que os habitam. E neste episódio que encerra a quinta temporada do Pauta Pública, falamos sobre a linguagem como ato político, social e também como código de pertencimento e resistência. No caso, o pajubá ou bajubá.Uma mistura de palavras da línguas africanas com um português “devorado”, a linguagem começou a ser praticada entre as travestis, principalmente durante a ditadura, para se protegerem nas ações policiais e de pessoas hostis. Desde então, a linguagem tem se espalhado pela cultura popular através das trocas cotidianas entre a comunidade LGBTQAIP+, e aparecido em músicas, filmes e na literatura.A convidada para refletir sobre o tema é Amara Moira, autora de "Neca: romance em bajubá". A escritora, professora e ativista brasileira, traz nesta obra histórias sobre o trabalho sexual, o amor, o sonho e a palavra, de uma forma sofisticada, sem filtro, às vezes escatológica e sempre bem humorada. Um dos nomes mais promissores da literatura contemporânea brasileira, Amara também fala de como essa linguagem já faz parte da história do país e destaca a importância da iniciativa da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transsexuais), junto com o mandato da Erika Hilton, para o reconhecimento do Bajubá como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Saiba que você pode ser aliado da Agência Pública e colaborar com esse trabalho. Saiba mais em apoie.apublica.org ou faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.Contamos com seu apoio!
undefined
Dec 5, 2025 • 25min

O retrocesso no direito ao aborto legal e seguro

No dia 05 de novembro, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 3/25. Este PDL na prática suspende os efeitos da Resolução 258/2024 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que trata do atendimento humanizado de meninas e adolescentes vítimas de violência sexual, garantindo o acesso ao aborto legal nos casos previstos em lei, de forma segura, sem revitimização e com a garantia da escuta protegida.Se aprovado, o projeto dificulta o acesso ao aborto legal e seguro, em mais uma demonstração de como a mesma misoginia que mata pelas mãos dos homens, também pode violentar pelas mãos da lei. O Pauta de hoje vai abordar o risco que esse projeto agora tramitando no Senado representa, a dificuldade de debater essa questão e os caminhos para se opor a mais essa tentativa de violar e dominar o corpo de mulheres e meninas no Brasil. Para essa conversa fundamental, a gente recebe novamente a antropóloga, professora e escritora Débora Diniz.Não esqueça de seguir e curtir o Pauta Pública nas plataformas de áudio.Saiba que você pode ser aliado da Agência Pública e colaborar com esse trabalho. Saiba mais em apoie.apublica.org ou faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.Contamos com seu apoio!

The AI-powered Podcast Player

Save insights by tapping your headphones, chat with episodes, discover the best highlights - and more!
App store bannerPlay store banner
Get the app