Deu Tilt

UOL
undefined
Sep 17, 2025 • 54min

Embaixador Eugênio Garcia: as jogadas do Brasil no ‘tabuleiro de War da tecnologia’

A tecnologia passou a ser tratada como tema político e de segurança nacional. Nesse contexto, a governança da inteligência artificial desponta como um dos assuntos mais controversos da atualidade. No Brasil, a discussão aparece no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), enquanto no cenário internacional o quadro é bem mais fragmentado: cada país adota sua própria abordagem e, na prática, não existe um modelo global de governança de IA. Para o embaixador Eugênio Garcia, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual (DCT) do Ministério das Relações Exteriores, a ONU continua sendo o fórum mais legítimo para conduzir esse debate, por garantir representatividade e espaço de negociação O Brasil, por sua vez, tem defendido posições que vão na contramão do atual enfraquecimento do multilateralismo, sustentando que a IA deve ser usada para reduzir desigualdades, respeitar direitos humanos e combater vieses algorítmicos. Nesse sentido, a experiência brasileira serve de referência. O trabalho do Comitê Gestor da Internet (CGI) e a criação do Marco Civil da Internet são exemplos de governança multissetorial que podem inspirar a construção de um debate global sobre inteligência artificial.
undefined
Sep 9, 2025 • 50min

‘Pai do Pix’, Carlos Brandt explica origem, os fãs e inimigos da tecnologia mais amada do Brasil

O Pix, o ecossistema de pagamentos 100% brasileiro teve sua primeira semente plantada em 2002, quando o Banco Central criou o sistema de liquidação em tempo real. A partir dali, a equipe do banco começou a fazer um grande esforço para entender quais eram as necessidades da população no dia a dia quando o tema eram transações financeiras. Entre os gargalos encontrados estavam o alto custo das transações, a demanda por inclusão financeira e a crescente digitalização do setor bancário. O economista e então funcionário de carreira do BC, Carlos Eduardo Brandt, também conhecido como o “Pai do Pix”, conta que foi preciso pensar em cada possibilidade de uso para criar soluções técnicas além de engajar governo, bancos e todo o ecossistema financeiro para que a ideia saísse do papel. Tudo desenvolvido internamente pela equipe de tecnologia do Banco Central. O resultado foi surpreendente, mas não por acaso. O objetivo do Pix sempre foi contribuir para a inclusão bancária, a digitalização da economia e a redução de custos. A velocidade da adoção só reforçou o acerto: o Pix virou motivo de orgulho por ser 100% brasileiro e ter se tornado referência mundial. Até as famosas chaves Pix foram pensadas para cobrir todas as situações: CPF, celular, e-mail e até a chave aleatória, para quem não quer compartilhar nenhum dado pessoal. E o futuro já está no horizonte, com o Pix parcelado e ideias de integração com sistemas de crédito, além da internacionalização.
undefined
Sep 2, 2025 • 54min

Christian Dunker: tudo que você queria saber sobre IA e humanos, mas temia perguntar ao ChatGPT

Christian Dunker, psicanalista e professor da USP, explora a crescente solidão na era digital, diferenciando-a da saudável solitude. Ele discute como o uso intenso de smartphones e redes sociais pode intensificar o isolamento, mesmo em um mundo hiperconectado. Dunker aborda a "economia da inveja" e como a tecnologia transforma relações em commodities. Finalmente, reflete sobre a influência da inteligência artificial na saúde mental e a urgência da conexão humana autêntica diante de desafios contemporâneos.
undefined
Aug 26, 2025 • 53min

Por que o Pix é amado no Brasil, irritou Trump e inspira o mundo? Sebastian Fantini, do Ebanx, conta

O Pix é sucesso de público (levou mais de 70 milhões de brasileiros a terem conta em banco) e de crítica (é o meio de pagamento mais amado do Brasil) e, por isso mesmo, já cultiva inimigos. O governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, abriu investigação de práticas comerciais do país supostamente injustas contra empresas norte-americanas e inclui o Pix na mira. Em conversa com Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes, no Deu Tilt, o podcast do UOL para os humanos por trás das máquinas, Sebástian Fantini, diretor de produto do Ebanx, conta o que faz do Pix uma tecnologia tão única em todo o mundo. A empresa brasileira intermedeia os pagamentos de companhias estrangeiras, muitas delas americanas, que atuam no Brasil. E contar com Pix entre as opções de pagamento faz com que elas vendam mais por aqui.
undefined
Aug 21, 2025 • 2min

Novo podcast “O Professor e os Meninos: uma História de Abusos” | Teaser

Novo podcast original UOL Prime reconstrói, em quatro episódios, o caso do ex-professor Carlos Veiga Filho, que deu aulas em um colégio de elite em São Paulo e é acusado de abusar de seus alunos. Protagonista de um dos maiores escândalos sexuais recentes do país, Carlos Veiga foi condenado a 40 anos de prisão em fevereiro deste ano. A série é apresentada pelas jornalistas Cris Fibe, colunista do UOL e autora do livro "João de Deus: o abuso da fé", Paula Sacchetta, documentarista, diretora e roteirista, e Camila Brandalise, do núcleo de reportagens especiais do UOL, especializada na cobertura de assédio sexual e violência de gênero. Estreia dia 25 de agosto em todas as plataformas do UOL.
undefined
Aug 19, 2025 • 54min

Affonso Nina: Brasil não pode perder o trem-bala do desenvolvimento tecnológico

Para Affonso Nina, presidente-executivo da Brasscom, data centers são peças centrais no desenvolvimento econômico e social do Brasil. No mundo conectado, eles armazenam, processam e distribuem dados para empresas, governos e serviços de todos os portes. Hoje, porém, 60% do processamento em nuvem usado no país é feito no exterior, o que gera dependência e um déficit de cerca de US$ 7 bilhões na balança de tecnologia. O Brasil, diz ele, tem condições de virar esse jogo: matriz elétrica 87% renovável, sistema de energia interligado e posição geográfica estratégica.
undefined
Aug 12, 2025 • 55min

Terras raras do Brasil; App ranqueia homens; ‘Novo RG’ explicado; Morango do amor vence o algoritmo

O tema das terras raras voltou ao centro das discussões depois do tarifaço imposto por Donald Trump e do interesse da Casa Branca nesse recurso estratégico. O Brasil, vale lembrar, é dono da segunda maior reserva mundial desses minerais que são cruciais para três áreas que moldam o futuro imediato do planeta: chips de celulares, infraestrutura de data centers e transição energética. Segundo André Nunis, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), terras raras são 17 elementos usados em óptica e eletrônica, mas sobretudo na fabricação de superímãs fundamentais para produzir motores de carros elétricos, aviões, mísseis e turbinas eólicas. Hoje, a China concentra cerca de 90% do processamento global. Apesar da grande reserva, o Brasil ainda não domina as tecnologias necessárias para explorar e processar terras raras em escala comercial. Por enquanto, parte do que é extraído no país acaba exportada para a própria China, onde passa por todo o refinamento. Em paralelo, o Ministério de Minas e Energia promete apresentar políticas para garantir que essas riquezas sejam exploradas de forma sustentável e, sobretudo, que os ganhos fiquem no Brasil. Resta saber se o país conseguirá passar de fornecedor a protagonista nessa disputa.
undefined
Aug 5, 2025 • 53min

Influenciador de inteligência artificial, Paulo Aguiar fala sobre processo criativo, IA na publicidade e no marketing

Como a tecnologia tem influenciado a publicidade e qual é o papel da IA nisso tudo? Essa é a síntese da entrevista de Paulo Aguiar para o novo episódio do Deu Tilt, o podcast do UOL para humanos por trás das máquinas. Após anos trabalhando como profissional criativo para empresas e agências de publicidade, hoje ele divide seu tempo entre consultorias sobre o uso da IA, cursos e geração de conteúdo autoral produzido com as mais variadas ferramentas.  Paulo considera a IA uma co-pilota, que pode acelerar a execução tanto de uma ideia boa como de uma ideia ruim. Por isso, mais do que desconfiar da tecnologia, o foco deve estar em descobrir como usá-la. A IA pode estar presente em todas as etapas do processo criativo,  da pesquisa à produção de vídeos, e quanto mais material original for oferecido, mais a ferramenta estará apta a colaborar com resultados menos genéricos e pasteurizados.
undefined
30 snips
Jul 29, 2025 • 47min

Grok, de Musk, vai à guerra; Pix e gov.br: 5 inovações do Brasil; o novo ChatGPT; Nvidia dobra Trump

O lançamento do Grok, a IA de Elon Musk, gera polêmica por sua abordagem politicamente incorreta e vínculo com o Departamento de Defesa dos EUA. Debate-se também a relevância do sistema de pagamentos PIX no Brasil, que desafia gigantes norte-americanas. Além disso, o podcast discute inovações do gov.br e seu impacto na cidadania, as urnas eletrônicas e as inovações trazidas pelo ChatGPT. Por fim, é analisada a evolução dos agentes de inteligência artificial e a competição tecnológica entre os EUA e China.
undefined
Jul 22, 2025 • 52min

Gabriela de Queiroz, ex-Microsoft, fala sobre demissões, corrida da IA e as mentiras das Big Tech

Gabriela de Queiroz, ex-Microsoft e especialista em inteligência artificial, compartilha suas experiências no Vale do Silício. Ela reflete sobre as demissões em massa na Big Tech e a ironia de cortar talentos altamente qualificados. Gabriela discute a realidade da adoção da IA na Microsoft, onde muitos processos ainda são burocráticos, e enfatiza a importância de uma infraestrutura adequada. Além disso, aborda a relação da IA com a saúde mental das novas gerações e o impacto das recentes políticas de diversidade nas empresas de tecnologia.

The AI-powered Podcast Player

Save insights by tapping your headphones, chat with episodes, discover the best highlights - and more!
App store bannerPlay store banner
Get the app