
Deu Tilt
Podcast sobre tecnologia para os humanos por trás das máquinas.
Latest episodes

Jul 2, 2025 • 52min
David Li, ‘embaixador da inovação da China’, fala sobre Janja x TikTok, EUA x China e a IA chinesa
A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, causou uma saia justa por pedir ajuda ao presidente chinês, Xi Jinping, para conter o TikTok, durante a última viagem do presidente Lula à China. A visão dos chineses sobre regulação passa longe da polêmica gerada aqui no Brasil, ainda que envolva uma plataforma pertencente a uma empresa do país. “Nós também proibimos o TikTok na China”, diz David Li, pesquisador pioneiro chinês e diretor do Laboratório de Inovação Aberta de Shenzhen. De passagem pelo Brasil para participar do 5º Congresso Brasileiro de Internet, promovido pela Abranet, Li falou com exclusividade ao Deu Tilt, podcast do UOL para os humanos por trás das máquinas, sobre Janja, o equilíbrio entre soberania e liberdade para regular plataformas digitais e o que a China, uma ditadura, fez a respeito. O programa, apresentado por Helton Simões Gomes e Diogo Cortiz, conta com a participação de Carla Araújo, chefe da sucursal do UOL em Brasília.

Jun 24, 2025 • 52min
LinkedIn: o outro lado do apelido LinkeDisney; coach virtual de IA; minoria está lá buscando emprego
Com 85 milhões de cadastrados no LinkedIn, o Brasil é o terceiro maior mercado da rede social no mundo, que possui 1,2 bilhão de usuários. Em entrevista ao Deu Tilt, podcast do UOL para os humanos por trás das máquinas, o brasileiro possui um jeitinho só seu de interagir por lá, conta Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para América Latina e África. “O Brasileiro gosta de interagir, de ser abordado por recrutador. Essa é uma diferença para países europeus. Aqui no Brasil, as pessoas se sentem envaidecidas quando elas são procuradas”, conta ele em conversa com Helton Simões Gomes e Diogo Cortiz.

Jun 17, 2025 • 52min
Nvidia: dona dos chips da IA ajudou OpenAI, não teme o DeepSeek e ajuda rivais a copiá-la
Criada em 1993, a Nvidia demorou seis anos até lançar sua primeira placa de processamento gráfico. Avaliada em R$ 3,5 trilhões, a empresa é hoje uma das mais valiosas do mundo por produzir as GPUs que dão asas à inteligência artificial. Mas esse uso de seus chips não foi proposital, surgiu porque alunos universitários recorreram aos processadores em uma competição de IA, conta Márcio Aguiar, diretor-geral da Nvidia para América Latina para assuntos corporativos, em entrevista a Deu Tilt, o podcast do UOL para os humanos por trás das máquinas. "A gente sabe que esse pioneirismo nos leva à liderança, mas a gente mais se atém é que as pessoas se lembram da primeira GPU. Hoje, a maioria dos nossos clientes corporativos cresceram usando essas plataformas computacionais da Nvidia", conta ele.
Na conversa com Helton Simões Gomes e Diogo Cortiz, Aguiar conta como a Nvidia caiu nas graças de gamers, mineradores de bitcoin e agora na de desenvolvedores de IA. E ele confidencia como é trabalhar em uma das empresas mais bem avaliadas do mundo: "O VR não é bom, mas as ações são excelentes.".

Jun 10, 2025 • 42min
As passagens aéreas vão acabar?; IAs de companhia acusadas de abuso; Nova ferramenta de IA na Netflix; Treta pode deixar iPhone mais barato
As passagens aéreas podem estar mudando para sempre com o uso de reconhecimento facial, levantando questões de privacidade. Chatbots de IA são acusados de manipulação e bullying, destacando a necessidade de ética na tecnologia. A Netflix está aprimorando a busca de filmes com uma nova ferramenta de IA, trazendo a discussão sobre hiperpersonalização. Além disso, a disputa entre Apple e Epic Games pode afetar os preços dos iPhones, enquanto o uso do Pix por aproximação enfrenta desafios em dispositivos móveis.

Jun 3, 2025 • 45min
IA está nos deixando burros?; Nova estratégia para regular as redes; Google vai vender o Chrome?
A inteligência artificial está impactando nossa capacidade de pensar criticamente. Os apresentadores discutem a nova proposta do governo para regular redes sociais, após falhas anteriores. A possibilidade de o Google vender o Chrome levanta questões sobre a rivalidade no setor de navegadores. A dinâmica entre Google e Apple é explorada, junto com o impacto da IA nas buscas. Por fim, ponderações sobre como a tecnologia afeta nossa cognição e as gerações futuras são apresentadas, destacando um cenário digital em constante transformação.

14 snips
May 27, 2025 • 51min
Guilherme Cintra fala sobre Educação, Tecnologia e os riscos e vantagens do uso da IA na escola
Guilherme Cintra, Diretor de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann, tem uma trajetória marcada por experiências em educação e tecnologia. Ele debate a importância da inteligência artificial na personalização do ensino, além dos riscos como a retenção de conhecimento. Cintra ainda fala sobre os desafios da dependência tecnológica dos alunos e a necessidade de fomentar o pensamento crítico. Ele analisa como diferentes países abordam a IA na educação e a relevância de dados para otimizar a gestão escolar.

May 20, 2025 • 51min
Iberê, do Manual do Mundo, fala sobre as transformações no YT, recordes e propostas de publicidade
Em 2008, o jornalista Iberê Thenório criou, junto com sua esposa Mariana Fulfaro, o que hoje é considerado o maior canal de ciências do YouTube Brasil. Com mais de 19 milhões de inscritos, o Manual do Mundo começou sua jornada quando tudo era mato na internet. Neste episódio de Deu Tilt, o podcast para humanos por trás das máquinas, Iberê Thenório conversa com Helton Simões Gomes e Diogo Cortiz sobre as transformações que presenciou em 17 anos na plataforma de vídeos, fala sobre o assédio das emissoras de TV aos youtubers, os recordes batidos no Guinness Book e sobre como paga as contas com a internet.

May 13, 2025 • 51min
WhatsApp lendo suas mensagens?; De onde virão os R$ 2 tri para data centers?; ChatGPT puxa-saco
Durante a última LlamaCon, a conferência da Meta, a empresa divulgou uma nova funcionalidade para o Whatsapp, disponível, por enquanto, apenas nos EUA: o resumo de conversas. A proposta é boa e capaz de facilitar a vida dos usuários, mas levanta questões relacionadas à privacidade e à segurança. Para minimizar riscos, a Meta pretende usar uma abordagem chamada de “processamento privado”, que prevê o envio de mensagens criptografadas para um servidor que executa a função de IA e devolve a mensagem para o celular, deixando o conteúdo “fora” do aparelho pelo menor período de tempo possível. O sistema está disponível para pesquisadores e auditores fazerem testes de vulnerabilidade - uma abertura inédita por parte da Meta - mas vale lembrar que tanto a criptografia de ponta a ponta, quanto conversas que não passam pelos servidores do Whatsapp sempre foram paradigmas do aplicativo, que agora serão colocados em xeque.

May 6, 2025 • 47min
Facebook sem Instagram e WhatsApp; Musk, Bezos e chineses: satélites no Brasil; A onda do ‘vibe coding’; Algoritmos para a vida
A Meta enfrenta um julgamento que decidirá se ela possui o monopólio das redes sociais pessoais e se a compra de Instagram e WhatsApp contribuiu para isso ao tirar do mercado dois fortes concorrentes. Caso condenada, a empresa de Mark Zuckerberg pode ser obrigada a se desfazer dos dois aplicativos. Se tiver de acontecer, esse negócio vai mudar o mundo da tecnologia como o conhecemos. Mas outra decisão teria causado impacto imprevisível e inevitável: e se o Facebook não tivesse adquirido Instagram e WhatsApp? No novo episódio de Deu Tilt, Helton Simões Gomes e Diogo Cortiz conversam sobre o universo das redes sociais que poderia ter sido.

Apr 29, 2025 • 51min
O paradoxo elétrico da IA; Chips ‘made in USA’; Os maus negócios de Musk; Black Mirror
No ritmo atual, a inteligência artificial vai ser responsável pelo consumo de 3% de toda a eletricidade do mundo em 2030, nos cálculos da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). O volume é equivalente à energia elétrica consumida pelo Japão por todo ano. “Daqui a 5 anos, ao atingir esses 3% de consumo, a IA vai se igualar à aviação civil, que é usada por muito mais pessoas do que quem usa IA", diz Helton Simões Gomes. No novo episódio de Deu Tilt, o podcast do UOL para os humanos por trás das máquinas, Helton e Diogo Cortiz explicam a solução paradoxal proposta pela IEA para reduzir a conta de luz gerada pela IA.
Quando o assunto é chip, o mundo vai em uma direção, e o Brasil segue o caminho inverso. Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes contam como, Na corrida pela soberania da inteligência artificial, os Estados Unidos têm brigado para produzir em seu território os poderosos semicondutores necessários à tecnologia, enquanto o Brasil dá à CEITEC, principal empresa de chips do Brasil e única fábrica da América Latina, um destino para lá de incerto.