Monica Herz, professora associada do Instituto de Relações Internacionais da PUC - RJ, traz uma análise profunda sobre as crescentes tensões geopolíticas globais. Ela destaca como a corrida armamentista nuclear e movimentos políticos, como a ascensão da extrema-direita nos EUA, criam um cenário volátil. A conversa também aborda conflitos regionais, como a guerra na Ucrânia e tensões em Taiwan, e sua capacidade de desestabilizar a América Latina e o Brasil. Herz examina se há caminhos para evitar um novo conflito mundial.
31:11
forum Ask episode
web_stories AI Snips
view_agenda Chapters
auto_awesome Transcript
info_circle Episode notes
insights INSIGHT
Fragmentação e corrida nuclear
A corrida armamentista nuclear está se intensificando com a fragmentação das relações internacionais.
A insegurança global aumenta com a desinstitucionalização e a priorização da soberania pela força física individual dos países.
insights INSIGHT
Instabilidade aumenta risco global
O risco de conflito global aumenta pela instabilidade e ausência de normas claras entre potências.
Normas da Guerra Fria não explicam as atuais relações entre China, EUA e Rússia.
insights INSIGHT
Escaladas escolhidas e não escolhidas
Escaladas podem ser estratégicas ou não, escolhidas ou acidentais.
Conflitos regionais podem aumentar tensões mesmo sem intenção clara dos países envolvidos.
Get the Snipd Podcast app to discover more snips from this episode
Com as tensões crescentes entre as grandes potências e o avanço da corrida armamentista nuclear, uma nova guerra de proporção mundial parece cada vez mais próxima. Trump, nos Estados Unidos, considerando a possibilidade de deixar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), as tensões em Taiwan, novas investidas de Putin na guerra contra a Ucrânia e Netanyahu dobrando a aposta no Oriente Médio com o genocídio palestino, são alguns dos exemplos de que passo a passo o mundo parece caminhar em direção a a um novo conflito mundial. Em 2024, as despesas militares em todo o mundo atingiram 2,7 trilhões de dólares, o maior aumento anual desde pelo menos o fim da Guerra Fria.
Mesmo que uma nova guerra não se concretize, o fato deste cenário ser considerado já mexe muitas peças do tabuleiro geopolítico e transforma o aspecto da economia global. Para tentarmos entender o que realmente toda essa movimentação significa, o quanto estamos mais próximos deste conflito global, a entrevista do Pauta Pública da semana é com Monica Herz, professora associada do Instituto de Relações Internacionais da PUC - RJ. Ela analisa as tensões entre as grandes potências mundiais,como fica todo esse contexto de instabilidade para América Latina e para o Brasil e avalia se tem algo que possa impedir essa escalada.
A Pública quer te ouvir: participe da pesquisa sobre nossos podcasts e ganhe desconto em livros!
Queremos conhecer quem nos acompanha e saber como podemos melhorar nossos podcasts. Ajuda a gente?
A pesquisa é anônima e leva menos de 5 minutos, mas faz diferença pro jornalismo em áudio da Pública! E quem responder a pesquisa ganha um desconto de 20% em livros na Arquipélago Editorial!