
Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente EP 112 | POLÍTICA: Os portugueses são populistas?
Por toda a Europa, o populismo soma vitórias. Portugal já não é, se é que algum dia foi, uma exceção. Estarão os portugueses a tornar-se populistas?
Ana Sofia Martins arranca este episódio com uma tirada do ‘género populista’; e usa este arranque para que José Santana Pereira ajude a deslindar as questões que talvez preocupem muitos de nós.
Em Portugal, quem adere ao populismo e porquê? Que diferenças existem entre o populismo de direita e de esquerda? O populismo é sempre mau para as democracias? Este fenómeno veio para ficar? Se quer saber as respostas a estas e outras perguntas, já sabe, é só carregar no play.
REFERÊNCIAS E LINKS ÚTEIS
- Eatwell, Roger, e Goodwin, Matthew (2019). Populismo: A Revolta Contra a Democracia Liberal. Porto Salvo: Desassossego.
- Judis, John B. (2017). A Explosão do Populismo. Lisboa: Editorial Presença.
- Mudde, Cas, e Cristóbal Rovira-Kaltwasser (2017). Populismo: Uma Brevíssima Introdução. Lisboa: Gradiva.
- Müller, Jan-Werner (2017). O Que é O Populismo? Lisboa: Texto Editores.
- Zúquete, José Pedro (2022). Populismo: Lá Fora e Cá Dentro. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- [IN] PERTINENTE - O que é o Populismo?
BIOS
ANA SOFIA MARTINS
Apresentadora e atriz portuguesa. Foi descoberta por uma agência de modelos aos 14 anos e desde então até vingar na moda, foi um passo. Participou em inúmeras campanhas de publicidade e editoriais nacionais e internacionais. Na televisão, após a sua passagem pela MTV Portugal como apresentadora, estreou-se na representação, num dos projectos de maior sucesso da TVI. O seu currículo conta ainda com projectos de ficção internacionais, com destaque para Devils 2, entre outros ainda por estrear brevemente. A par da sua carreira profissional as causas sociais são uma das grandes preocupações da actriz. Exemplo disso é o apadrinhamento da Casa de Acolhimento “Casa Nova”.
JOSÉ SANTANA PEREIRA
José Santana Pereira (Nisa, 1982) é professor de Ciência Política no ISCTE, investigador e membro do consórcio Sondagens ICS-ISCTE. Doutorado em Ciências Políticas e Sociais pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, tem, nos últimos 15 anos, desenvolvido investigação na área do comportamento eleitoral e da opinião pública, bem como sobre sistemas eleitorais, a relação entre política e entretenimento, ou os efeitos dos média e das campanhas.
