
Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente EP 247 | SOCIEDADE: A religião em Portugal no pós 25 de abril
O 25 de Abril não transformou apenas o panorama sociopolítico nacional, também alterou o mapa da fé em Portugal. No último episódio desta temporada, o historiador Paulo Mendes Pinto e o comunicador Hugo van der Ding exploram os efeitos da democracia na consagração da liberdade de crenças e cultos.
A dupla analisa o impacto dos movimentos migratórios na diversidade religiosa: do crescimento das comunidades evangélica e muçulmana, resultante dos fluxos migratórios das antigas colónias, aos efeitos da imigração brasileira e do leste europeu, nas décadas de 80 e 90, até aos fenómenos da atualidade.
Olhando para o século XXI, o especialista explica ainda como o 11 de Setembro alimentou a islamofobia e radicalizou o discurso político, deixando marcas profundas na perceção pública das diferenças religiosas.
Um episódio [IN]Pertinente a não perder sobre fé, democracia e pluralismo.
LINKS E REFERÊNCIAS ÚTEIS
TEIXEIRA, Alfredo «Religião na Sociedade Portuguesa» (FFMS, 2019)
«Identidades religiosas e dinâmica social na Área Metropolitana de Lisboa» (estudo FFMS)
«Lisboa, um laboratório de diversidade religiosa em Portugal» (Da Capa à Contracapa, FFMS)
BIOS
Paulo Mendes Pinto
Historiador e especialista em História das Religiões, com foco na mitologia antiga e no diálogo entre tradições religiosas. Docente da Universidade Lusófona desde 1998, coordena a área de Ciência das Religiões e é atualmente diretor-geral Académico do Ensino Lusófona – Brasil.
Hugo van der Ding
Locutor, criativo e desenhador acidental. Criador de personagens digitais de sucesso como a «Criada Malcriada» e «Cavaca a Presidenta», autor de um dos podcasts mais ouvidos em Portugal, «Vamos Todos Morrer», também escreve para teatro e, atualmente, apresenta o programa «Duas Pessoas a Fazer Televisão», na RTP, com Martim Sousa Tavares.
