
Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente EP 32 | CIÊNCIA | Vamos apanhar o comboio da Física Quântica?
A Física Clássica é diferente da Física Quântica?
O que é que uma gaivota tem a ver com Física Quântica?
O que é o Quantum?
Por que razão o esoterismo se apoia tanto na Quântica?
Senhoras e Senhores, apertem os cintos de segurança da capacidade de abstracção e sejam bem-vindos ao desconhecido desta Física de que se fala tanto, mas da qual existem tão poucas explicações fáceis de entender. A Joana Marques vai ser a vossa companheira de bordo e o Vítor Cardoso o comandante. Acreditem: depois disto vão sentir-se mais… omnipresentes.
REFERÊNCIAS E LINKS ÚTEIS:
O Novo Mundo do Sr. Tompkins, Russell Stannard e George Gamow
The Feynman Lectures on Physics
https://www.technologyreview.com/2019/01/29/66141/what-is-quantum-computing/
https://aeon.co/essays/uniting-the-mysterious-worlds-of-quantum-physics-and-music
McDonald, J. F. (1993). Russell, Wittgenstein, AND THE PROBLEM OF THE RHINOCEROS, The Southern Journal of Philosophy, 31(4), 409–424.
https://doi.org/10.1111/j.2041-6962.1993.tb00684.x
BIOS
JOANA MARQUES
Nasceu em Lisboa em 1986. Toda a gente sabe que os nativos do signo Virgem são fadados para o sucesso. Infelizmente Joana é Capricórnio e não percebe nada de astrologia. Quando era mais pequena (ainda) queria ser pintora, felizmente mudou de ideias entretanto, já que o talento que tem agora para pintar é o mesmo que tinha aos seis anos, quando desejava ser a nova Paula Rêgo. Assim que começou a aprender a escrever percebeu que o “foturo paçaria pur aí”, depois aprendeu que se escrevia “futuro passaria por aí” e nunca mais ninguém a parou. Começou a trabalhar como guionista em 2007, chegou à rádio em 2012, à maternidade em 2016 e 2020, e espera demorar ainda muito a chegar à reforma. Até lá, não segue o carpe diem porque isso de viver cada dia como se fosse o último parece perigoso. Gosta de viver cada dia como se fosse o primeiro, e observar o mundo como se tivesse acabado de cá aterrar.
VÍTOR CARDOSO
Vítor Cardoso é Físico Teórico no CENTRA, professor Catedrático e Presidente do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico. Os seus interesses de investigação incidem sobre astrofísica e gravitação, em particular a física do espaço-tempo curvos, ondas gravitacionais e buracos negros. É autor de um livro e de cerca de 200 artigos publicados em revistas internacionais. A sua investigação foi distinguida duas vezes pelo European Research Council. Em 2015 o Presidente da República concedeu-lhe a Ordem de Santiago D’Espada, pelas suas contribuições para a ciência. Neste momento, é líder do GWverse, um consórcio internacional de mais de 30 países e centenas de cientistas, que se dedica ao estudo de ondas gravitacionais e buracos negros. É membro fundador da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação.
