
Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente EP 118 | ECONOMIA: Ensino superior - para todos?
O ensino superior massificou-se.
A massificação alterou o destino das pessoas que o frequentam.
Modificou a forma e o conteúdo dos cursos.
Ampliou a oferta de diplomados.
De que maneira isso se reflecte na economia?
Antigamente, os cursos superiores eram para as elites. Com a democracia veio também a democratização do ensino superior. Ajustes tiveram de ser feitos na qualidade e regulação; mas os números e os estudos demonstram que, hoje em dia, mais pessoas têm acesso a um futuro profissional melhor. Assim o dizem o economista Hugo Figueiredo e Hugo van der Ding, sem contudo deixar de pôr o dedo nas feridas que se abriram com a massificação.
E entre esses desafios estão a maior oferta de diplomados que não é acompanhada pela procura por parte das empresas, a necessidade de uma boa formação de base, ou as expectativas dos diferentes tipos de públicos que muitas vezes são goradas ao chegar ao mercado de trabalho. Então, valerá mesmo a pena investir anos num curso superior nos tempos que correm? Ouça até ao fim e saberá a resposta.
REFERÊNCIAS E LINKS ÚTEIS
- Deming, D. J. (2019). The economics of free college. Economics for Inclusive Prosperity Policy Brief, 14.
- Figueiredo, H., Portela, M., Sá, C., Cerejeira, J., Almeida, A., & Lourenço, D.
- (2017). Benefícios do ensino superior. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- Deming, D. J. (2023). Why Do Wages Grow Faster for Educated Workers? Working
- Paper No. w31373. National Bureau of Economic Research.
- Deming, D. J. (2022). Four facts about human capital. Journal of Economic Perspectives, 36(3), 75-102.
- Marques, P, Suleman, F & Costa, J. M. (2022). Moving beyond supply-side arguments
- to explain over-qualification: The ability to absorb graduates in different models of
- capitalism. European Journal of Education, 57, 342– 360.
- Hugo Figueiredo, Ricardo Biscaia, Vera Rocha & Pedro Teixeira (2017) Should we start worrying? Mass higher education, skill demand and the increasingly complex landscape of young graduates’ employment, Studies in Higher Education, 42:8, 1401-1420.
BIOS
HUGO VAN DER DING
Hugo van der Ding é muitas personagens. Locutor, criativo e desenhador acidental. Uma espécie de cartunista de sucesso instantâneo a quem bastou uma caneta Bic, uma boa ideia e uma folha em branco. Criador de personagens digitais de sucesso como a Criada Malcriada e Cavaca a Presidenta, também autor de um dos podcasts mais ouvidos em Portugal, Vamos Todos Morrer, podemos encontrá-lo, ou melhor ouvi-lo, todas as manhãs na Antena 3 ou por detrás dos bonecos que nos surgem todos os dias por aqui e ali.
HUGO FIGUEIREDO
É professor de Economia na Universidade de Aveiro, investigador do CIPES - Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior e colaborador do GOVCOPP – Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas. É licenciado em Economia pela Universidade do Porto e doutorado em Ciências Empresariais pela Universidade de Manchester. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas da economia do trabalho, da educação e do ensino superior.
