Um dos maiores surfistas de ondas gigantes do planeta, Carlos Burle tem o mar como mentor. É da sua experiência como atleta dessa modalidade que ele tira toda uma filosofia de vida. Não foi diferente quando, em dezembro de 2025, sofreu um acidente em que foi engolido por uma onda gigante em Nazaré, reduto de ondas dessa magnitude em Portugal e onde ele já bateu diferentes recordes. Carlos Burle é o convidado deste episódio do Podcast da Semana.
Aos 58 anos, o surfista pernambucano, que hoje vive no Havaí, coleciona grandes feitos no surfe de ondas gigantes. Um dos pioneiros da modalidade, bateu recordes em lugares como Mavericks, na Califórnia, e Nazaré, em Portugal, onde já encarou ondas estimadas em até 100 pés (cerca de 30 metros).
Burle é lembrado também pela evolução técnica do tow-in — modalidade em que o surfista é rebocado por um jet ski — e por seu papel como mentor de grandes nomes do esporte, como Maya Gabeira. Além das conquistas no mar, inspira pessoas de diferentes áreas com suas palestras e com o livro "Profissão: Surfista" (Sextante, 2017, esgotado na editora), escrito em parceria com o jornalista e escritor André Viana.
Na conversa com Gama, o surfista fala da relação com o mar, de persistência e resiliência.
Roteiro e apresentação: Luara Calvi Anic


