
Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente EP 31 | POLÍTICA | De quantas Alemanhas se faz a Alemanha?
Foi Júlio César quem deu o mote; mas para que a Germânia viesse a tornar-se Alemanha, se dividisse em duas e aparentemente se reunificasse, muito sangue teve de correr e muitas fronteiras tiveram de mudar de lugar.
Celebrando os 32 anos que nos separam da queda do muro de Berlim, Raquel Vaz-Pinto e Pedro Vieira contam a Alemanha pela mão dos que fizeram a História deste país do qual se fala tão pouco. A viagem começa na antiguidade e chega aos tempos mais recentes, sem descurar os conflitos mais relevantes e passando por aquele a quem a Raquel prefere de apelidar de ‘o sinistro’.
É bom ouvir para não esquecer.
REFERÊNCIAS E LINKS ÚTEIS:
The Landmark , Julius Caesar
Generais Romanos, Adrian Goldsworthy
King and Emperor: a new life of Charlemagne, Janet L. Nelson
Bismarck: A Life, Jonathan Steinberg
A mais breve História da Alemanha, James Hawes
À beira do abismo, Ian Kershaw
A Oeste nada de novo, Erich Maria Remarque
Anthem For Doomed Youth, Wilfred Owen
Hitler: only the world was enough, Brendan Simms
Faulty Towers - The Germans:
https://www.imdb.com/title/tt0578590/
BIOS
RAQUEL VAZ-PINTO
É Investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova de Lisboa e Prof. Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mesma Universidade, onde lecciona a disciplina de Estudos Asiáticos.
Foi Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política de 2012 a 2016. Autora de vários artigos e livros entre os quais A Grande Muralha e o Legado de Tiananmen, a China e os Direitos Humanos editado pela Tinta-da-China e Os Portugueses e o Mundo editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Os seus interesses de investigação são Política Externa e Estratégia Chinesa; os EUA e o Indo- Pacífico; a Europa e o Mundo; e Liderança e Estratégia.
É comentadora residente da rádio TSF. É membro da Comissão Cientifica do Fórum Futuro e consultora da Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.
PEDRO VIEIRA
Pedro Vieira nasceu em Lisboa, em 1975.
Licenciado pela Escola Superior de Comunicação Social, trabalhou no Canal Q das Produções Fictícias e é, atualmente, guionista e pivô do programa O Último Apaga a Luz da RTP3.
É responsável pela Comunicação do Cinema São Jorge e foi consultor de Comunicação na Booktailors.
Trabalha como ilustrador freelancer e escreve livros como se não houvesse amanhã.
