
Corvo Seco #481 - Sadhu Om - O Método Correto de Investigação
Citações e trechos retirados do livro “The Paramount Importance of Self Attention”.
Sri Sadhu Om ou Sri Sadhu Om Swamigal (1922 - 1985), foi poeta, autor e discípulo direto de Ramana Maharshi.
Sadhu Om nasceu no distrito de Thanjavur em Tamil Nadu, Índia.
Ele naturalmente foi dotado de uma mente que sempre buscou o Divino, e em 1943 descobriu o livro “Suddhananda Bharati Sri Ramana Vijayam”, uma biografia Tamil de Ramana Maharshi. Dois anos depois, ele encontrou Ramana pela primeira vez.
Assim ele descreveu sua chegada:
“Quando entrei no corredor, queria ver Bhagavan, mas só vi um sofá e ninguém sentado nele. Fiquei surpreso ao ver, no entanto, que todo mundo estava fazendo namaskarams (curvar-se perante um mestre) em direção ao sofá. Quando eu estava hesitando em fazer namaskarams, comecei a notar o contorno vago de uma figura humana sentada no sofá. Imediatamente me prostrei. Quando me levantei, vi aquela figura lentamente se solidificando e se tornando clara. Só então pude reconhecê-lo como Sri Bhagavan”.
A associação de Sri Sadhu Om com Ramana Maharshi durou quatro anos, de julho de 1946 até a morte de Ramana em abril de 1950.
Sadhu Om praticou incansavelmente a Auto-Inquirição em uma casa remota (Sri Arunachala Ramana Nilayam) no interior de Thiruvannamalai, por 30 anos, e anotou escrupulosamente as dificuldades enfrentadas por ele em sua prática, e também os métodos pelos quais ele as superou.
Outros discípulos diretos de Ramana o consideravam uma autoridade nos ensinamentos de Ramana, e seu livro sobre a Auto-indagação é muitas vezes considerado o livro-texto definitivo sobre essa prática.
Sri Muruganar, muitas vezes considerado o principal discípulo de Ramana, designou Sri Sadhu Om como seu executor literário porque, de acordo com David Godman: “Ele era a única pessoa que entendia completamente suas obras”.
