

Corvo Seco
Corvo Seco
🎯 Jnana-Yoga, não-dualidade e autoinvestigação.
👇 Conheça nosso canal:
https://youtu.be/9glzusfll7U
👇 Conheça nosso canal:
https://youtu.be/9glzusfll7U
Episodes
Mentioned books

Jan 14, 2026 • 17min
#481 - Sadhu Om - O Método Correto de Investigação
Citações e trechos retirados do livro “The Paramount Importance of Self Attention”.Sri Sadhu Om ou Sri Sadhu Om Swamigal (1922 - 1985), foi poeta, autor e discípulo direto de Ramana Maharshi.Sadhu Om nasceu no distrito de Thanjavur em Tamil Nadu, Índia.Ele naturalmente foi dotado de uma mente que sempre buscou o Divino, e em 1943 descobriu o livro “Suddhananda Bharati Sri Ramana Vijayam”, uma biografia Tamil de Ramana Maharshi. Dois anos depois, ele encontrou Ramana pela primeira vez.Assim ele descreveu sua chegada:“Quando entrei no corredor, queria ver Bhagavan, mas só vi um sofá e ninguém sentado nele. Fiquei surpreso ao ver, no entanto, que todo mundo estava fazendo namaskarams (curvar-se perante um mestre) em direção ao sofá. Quando eu estava hesitando em fazer namaskarams, comecei a notar o contorno vago de uma figura humana sentada no sofá. Imediatamente me prostrei. Quando me levantei, vi aquela figura lentamente se solidificando e se tornando clara. Só então pude reconhecê-lo como Sri Bhagavan”. A associação de Sri Sadhu Om com Ramana Maharshi durou quatro anos, de julho de 1946 até a morte de Ramana em abril de 1950.Sadhu Om praticou incansavelmente a Auto-Inquirição em uma casa remota (Sri Arunachala Ramana Nilayam) no interior de Thiruvannamalai, por 30 anos, e anotou escrupulosamente as dificuldades enfrentadas por ele em sua prática, e também os métodos pelos quais ele as superou. Outros discípulos diretos de Ramana o consideravam uma autoridade nos ensinamentos de Ramana, e seu livro sobre a Auto-indagação é muitas vezes considerado o livro-texto definitivo sobre essa prática.Sri Muruganar, muitas vezes considerado o principal discípulo de Ramana, designou Sri Sadhu Om como seu executor literário porque, de acordo com David Godman: “Ele era a única pessoa que entendia completamente suas obras”.

Jan 11, 2026 • 9min
#480 - Ramana Maharshi - Atma-Vichara - Instruções Essenciais
Trechos dos livros “Who I Am?” e “The Power of Presence”, de David Godman.Ramana Maharshi (1879-1950), nascido Venkataraman Iyer, foi um dos mais venerados sábios da Índia. Nascido em Tiruchuli, Tamil Nadu, viveu uma infância comum até, aos 16 anos, experimentar uma profunda transformação espiritual ao confrontar a ideia de morte. Essa experiência o levou à realização do verdadeiro Eu e à renúncia de sua vida mundana. A partir disso ele se estabeleceu na montanha sagrada de Arunachala, onde passou o resto de sua vida em meditação e transmitindo ensinamentos, atraindo discípulos de todo o mundo.Ramana ensinava a prática do “Atma-Vichara”, “Self-enquiry” (auto-inquirição ou auto-investigação), baseada na pergunta “Quem sou eu?”. Ātmā Vicāra (विचार), é um termo sânscrito que significa o processo de investigar quem realmente somos, a investigação sobre a Natureza do Ser. Esta técnica é a que melhor exemplifica o Jñāna Yoga, o Yoga do conhecimento sobre Si Mesmo.Ramana destacava que a libertação espiritual surge da dissolução do ego e da realização da unidade com a Consciência universal. Seus ensinamentos enfatizavam a simplicidade, o silêncio e a experiência direta como caminhos para a Autorrealização, rejeitando práticas ritualísticas e dogmas religiosos.Seus ensinamentos transcendem fronteiras culturais e religiosas, inspirando buscadores espirituais em todo o mundo. Seu Ashram de Arunachala continua sendo um centro de aprendizado e prática, e suas ideias sobre introspecção e paz interior permanecem profundamente influentes.

Jan 9, 2026 • 21min
#479 - Paul Brunton - Vichara-Marga - O Caminho da Autoinvestigação
Trechos do livro “The Secret Path” de Paul Brunton.Nascido em Londres, Raphael Hurst ou Paul Brunton (1898 -1981) foi um filósofo, jornalista, místico e viajante.Em sua adolescência, Brunton praticou meditação com ardente aspiração. Após servir na primeira guerra mundial, devotou-se ao misticismo, e durante alguns anos viajou pela Índia encontrando yoguis, faquires, homens e mulheres santos de todos os tipos.Brunton encontrou seu clímax no encontro com Ramana Maharshi. Por meio da meditação na pergunta “Quem sou Eu?” (Atma-Vichara), Brunton descobriu que não era o corpo; nem as emoções, nem o intelecto. Finalmente, foi levado ao estado de ausência de pensamentos do puro Ser, que permitiu que um Eu mais elevado, insuspeito, assumisse o controle.Paul Brunton foi autor de mais de 12 livros que englobam todos os aspectos do Caminho e da busca espiritual. Em sua obra, ele apresenta de maneira clara o corpo teórico e filosófico de seu ensinamento, que provê a síntese do conhecimento espiritual de todas as tradições, bem como as práticas necessárias para alcançar os mais altos estados de consciência.

Jan 7, 2026 • 8min
#478 - Robert Adams - Não se Preocupe!
Citações e trechos do livro “The Collected Works” de Robert Adams.Discípulo de Sri Ramana Maharshi, Robert Adams (1928 - 1997) foi um professor americano do não-dualismo, amplamente divulgado entre aqueles que investigam a filosofia Advaita e entre os devotos ocidentais de Bhagavan.Seu ensino baseava-se no caminho de Jñāna Yoga, com ênfase na prática da auto-investigação (Atma-Vichara). Ātmā Vicāra (विचार), é um termo sânscrito que significa o processo de investigar quem realmente somos, a investigação sobre a Natureza do Ser.Esta técnica é a que melhor exemplifica o Jñāna Yoga, o Yoga do Conhecimento sobre Si Mesmo.A meditação da auto investigação é a constante atenção para a consciência interior do “eu” ou “eu sou”, recomendado por Ramana Maharshi como o maneira mais eficiente e direta de descobrir a irrealidade do pensamento “eu” .Adams não escreveu nenhum livro nem publicou seus ensinamentos, pois não desejava ganhar muitos seguidores, em vez disso, preferiu ensinar um pequeno número de buscadores dedicados.Adams afirmou que não existia um novo ensino, e que este conhecimento pode ser encontrado nos Upanishads, nos Vedas e em outras escrituras milenares.

Jan 2, 2026 • 14min
#477 - Annamalai Swami - A Meditação Constante
Trechos dos livros “Living by the Words of Bhagavan” e “Final Talks”, de Annamalai Swami.Annamalai Swami (1906 - 1995), foi um mestre de Advaita Vedanta, discípulo direto de Sri Ramana Maharshi.Em 1938, após dez anos de trabalho e devoção, Sri Ramana pediu a Annamalai Swami para que deixasse o Ashram e se dedicasse exclusivamente à meditação solitária de Atma Vichara. Ele então se mudou para uma casa nas proximidades onde praticou a auto investigação por décadas e, finalmente, através do serviço devotado a Bhagavan e rigorosa prática de sādhana, alcançou a Auto-Realização.Seu ensino em linguagem simples tornaram-se conselhos valiosos aos buscadores, pois sua experiência direta deu-lhe o conhecimento prático sobre como obter sucesso na Auto-Realização através da auto inquirição.

Dec 31, 2025 • 8min
#476 - Dzongsar Jamyang Khyentse - Apenas Uma Xícara de Chá
Trechos do livro “What Makes You Not a Buddhist”, de Dzongsar Jamyang Khyentse.Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche ou Thubten Chökyi Gyamtso, é um grande mestre da linhagem Nyingma do budismo tibetano, cineasta e escritor.Nascido em 1961, em Khenpajong (leste do Butão), é o filho mais velho de Thinley Norbu.Aos sete anos, foi reconhecido por Sua Santidade Sakya Trizin como a principal encarnação de Dzongsar Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö, o herdeiro espiritual de uma das mais influentes e admiradas encarnações de Manjushri (o Buda da Sabedoria).Até a idade de doze anos, Dzongsar estudou no Mosteiro do Palácio do Rei de Sikkim no nordeste da Índia, onde estudou com vários mestres contemporâneos influentes como Dudjom Rinpoche, Dalai Lama e Dilgo Khyentse que considera ser seu principal mestre. Ainda adolescente, Dzongsar construiu um pequeno centro de retiro em Ghezing em Sikkim e logo começou a viajar e ensinar pelo mundo.Em 1989, Dzongsar fundou a Siddhartha's Intent, uma associação budista internacional de centros sem fins lucrativos, a maioria das quais são sociedades e instituições de caridade, com a intenção principal de preservar os ensinamentos budistas, bem como aumentar a conscientização e a compreensão dos muitos aspectos do ensinamento budista além dos limites das culturas e tradições.Como cineasta, Dzongsar estudou com o italiano Bernardo Bertolucci; e seus dois filmes principais são “A Copa” (1999) e “Traveller e Magicians” (2003).Dzongsar Rinpoche é famoso pela liberdade descontraída com que se move entre culturas e povos e por sua dedicação incansável em trazer a filosofia e o caminho da iluminação para qualquer pessoa com um coração aberto.

Dec 30, 2025 • 21min
475 - Bhikkhu Bodhi - O Caminho da Atenção Plena
Trechos do texto “The Buddha’s Four Foundations of Mindfulness “, de Bhikkhu Bodhi.Jeffrey Block ou Bhikkhu Bodhi, é escritor, tradutor e monge budista da tradição Theravada.Nascido em Nova York no ano de 1944 e criado em uma família judaica, Jeffrey desenvolveu um interesse pelo conhecimento oriental durante os seus anos de faculdade de Filosofia.Em 1967, enquanto ainda era um estudante, foi ordenado monge sramanera na ordem do budismo Mahayana vietnamita. Em 1972 concluiu sua pós-graduação em filosofia pela Claremont Graduate School, e logo após viajou ao Sri Lanka onde, através do mestre Ananda Maitreya, recebeu ordenação monástica do budismo Theravada.Ao longo dos anos, Bodhi mergulhou no estudo das escrituras Pali e Budistas e contribuiu incansavelmente para a disseminação dos ensinamentos budistas no Ocidente, desempenhando um papel fundamental na tradução de textos importantes para o inglês.Os ensinamentos de Bhikkhu Bodhi concentram-se nos princípios fundamentais do Budismo Theravada, como as Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo.Conhecido por sua clareza de expressão e sua capacidade de tornar conceitos budistas profundos acessíveis a um público amplo, Bhikkhu Bodhi transmite em seus ensinamentos um compromisso com a ação compassiva, encorajando os praticantes a integrar o Dharma em suas vidas diárias e a se envolverem em esforços para aliviar o sofrimento, tanto a nível individual como social.

Dec 21, 2025 • 8min
#474 - Ram Dass - Meditação - Permaneça Presente!
Trechos retirados de gravações em Satsang.Ram Dass, nascido Richard Alpert (1931-2019), foi um renomado professor espiritual, psicólogo e escritor americano.Formado em Harvard, tornou-se professor de psicologia e colaborou em estudos pioneiros sobre os efeitos terapêuticos de substâncias psicodélicas. Após uma viagem à Índia nos anos 1960, conheceu seu guru Neem Karoli Baba, que o renomeou Ram Dass (“Servo de Deus”). Essa experiência transformou sua vida e o levou a mergulhar na espiritualidade. Ele se dedicou a integrar ensinamentos espirituais orientais à vida moderna ocidental.Ram Dass ensinava a importância da prática espiritual na vida cotidiana, enfatizando a presença, a compaixão e o amor incondicional. Seu livro Be Here Now (1971) tornou-se um clássico espiritual, incentivando leitores a viverem no momento presente e a explorarem a interconexão da vida. Ele também abordava temas como a aceitação da mortalidade, a busca pelo significado da vida e o serviço desinteressado como caminho espiritual.Ram Dass foi uma figura central na introdução da espiritualidade oriental ao Ocidente. Sua abordagem inclusiva e prática influenciou gerações de buscadores espirituais. Seus ensinamentos continuam vivos por meio de seus livros, palestras e a Fundação Love Serve Remember, que promove sua mensagem de amor e serviço.

Dec 19, 2025 • 15min
#473 - Thich Nhat Hanh - Aqui e Agora
Trechos retirados de gravações em palestras de Thich Nhat Hanh.Thich Nhat Hanh (1926 - 2022) foi um monge budista, escritor e ativista vietnamita, amplamente reconhecido como uma das vozes mais influentes do budismo no século XX.Através da arte da atenção plena (Mindfulness), Hanh enfatizava a presença no momento presente como caminho para a paz interior e exterior. Ele integrava meditação à vida cotidiana, com práticas simples como “meditar ao caminhar” e “respiração consciente”. Seus ensinamentos abordavam temas como compaixão, reconciliação e a interconexão de todos os seres.Thich Nhat Hanh foi um defensor incansável da paz e da justiça, promovendo o diálogo entre culturas e religiões. Sua abordagem prática e compassiva continua a transformar vidas, enquanto Plum Village e seus muitos discípulos espalham seus ensinamentos pelo mundo.

Dec 17, 2025 • 5min
#472 - Rumi - A Luz da Unidade
Poemas selecionados de Rumi.Rūmī (Jalal al-Din Rumi), também conhecido como Mawlana, (1207 - 1273), foi o maior místico sufi e poeta de língua persa a influenciar o pensamento e a literatura do mundo muçulmano.Rumi passou sua vida em Anatólia (atualmente Turquia), e era um adepto do sufismo, prática que consiste em cultivar uma relação direta e contínua com Deus, por intermédio de cânticos, músicas, orações e jejuns. Os ensinamentos de Rumi estão centrados no amor divino como o caminho para a união com Deus. Ele acreditava que o amor é a força universal que transcende a dualidade e dissolve o ego. Suas obras, como o Masnavi e o Divan-e Shams-e Tabrizi, usam metáforas ricas e histórias para explorar temas de transformação espiritual, unidade e a busca pelo infinito. A dança dos dervixes rodopiantes, associada à tradição sufi, é inspirada em sua filosofia de transcendência.A importância de Rumi transcende os conceitos de nacionalidade e etnia. Sua presença é marcante na literatura persa, turca e na Ásia Central, mas seus poemas são amplamente conhecidos e traduzidos em vários idiomas, como nos Estados Unidos, onde ele é considerado “o poeta mais popular da América”.


