

MIT Technology Review Brasil
TEC INSTITUTE
Este é o podcast da MIT Technology Review Brasil, sua fonte essencial para as últimas novidades e tendências em tecnologia e inovação.
- Toda terça-feira, André Miceli, Carlos Aros e Rafael Coimbra desvendam mais sobre tecnologia e inovações.
Este podcast é um oferecimento do SAS.
- Todas as quartas-feiras, no Energy Center, gravado nos estúdios do Energy Summit, Thomaz Gomes recebe convidados para discutir energias renováveis e sustentáveis.
- Todas as quintas-feiras, no podcast de Health, Laura Murta e Camila Pepe conversam sobre avanços na medicina e bem-estar
- Toda terça-feira, André Miceli, Carlos Aros e Rafael Coimbra desvendam mais sobre tecnologia e inovações.
Este podcast é um oferecimento do SAS.
- Todas as quartas-feiras, no Energy Center, gravado nos estúdios do Energy Summit, Thomaz Gomes recebe convidados para discutir energias renováveis e sustentáveis.
- Todas as quintas-feiras, no podcast de Health, Laura Murta e Camila Pepe conversam sobre avanços na medicina e bem-estar
Episodes
Mentioned books

Jan 15, 2026 • 30min
Asma infantil: como a IA pode antecipar riscos e crises 🤖
A asma infantil ainda impõe desafios importantes ao sistema de saúde, mesmo sendo uma condição tratável. Falhas no diagnóstico precoce, na estratificação de risco e na adesão ao tratamento contribuem para exacerbações, internações e impacto prolongado na qualidade de vida das crianças.No novo episódio do podcast Biotech and Health, Camila Pepe e Carolina Abelin conversam com o pneumologista pediátrico Paulo Pitrez sobre o uso de inteligência artificial para analisar prontuários eletrônicos e identificar crianças com maior risco de crises graves, infecções respiratórias e hospitalizações. A conversa aborda potencial clínico, limites técnicos, desafios de implementação e o papel da tecnologia como apoio à decisão médica.

Jan 14, 2026 • 50min
Energia, IA e o novo poder global
Neste episódio Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit; Victor Arnaud, presidente da Equinix Brasil; e Fernando Paiva, diretor editorial da Mobile Time, com mediação de Rafael Coimbra, editor executivo da MIT Technology Review Brasil, debatem sobre as 10 megatendências que vão orientar o setor de energia em 2026, revelando como energia, tecnologia, geopolítica e inovação estão cada vez mais interligadas. Hudson Mendonça apresenta a metodologia do relatório, inspirada no modelo do MIT REAP, que integra empresas, governos, universidades, startups e investidores como pilares da inovação. A partir dessa lógica, ele mostra como as megatendências analisadas extrapolam o setor energético e influenciam decisões em áreas como mobilidade, infraestrutura digital, inteligência artificial e cadeias críticas, sempre com foco em aplicação prática. O presidente da Equinix Brasil, aprofunda o debate ao analisar o crescimento acelerado da demanda por energia impulsionada por data centers e IA. Ele discute os desafios estruturais do Brasil, como tributação, regulação, transmissão e conectividade e destaca as vantagens estratégicas do país. Ele ressalta a matriz elétrica limpa, a diversidade de fontes renováveis e o potencial do país de se tornar um polo global de processamento e treinamento de modelos de inteligência artificial. A conversa se estende com Fernando Paiva, ao trazer a geopolítica da energia para o centro da análise, conectando a disputa entre Estados Unidos e China à soberania digital, às cadeias críticas e à necessidade de uma infraestrutura energética segura e resiliente. O episódio também aborda a evolução da mobilidade híbrida e elétrica, o papel das baterias e a convergência entre energia e tecnologia em um cenário de digitalização acelerada. O podcast é um oferecimento do Energy Summit.

Jan 13, 2026 • 35min
Neoemoções: como estamos inventando novos sentimentos no mundo digital
No podcast da MIT Technology Review Brasil desta semana,Rafael Coimbra e Carlos Aros discutem o surgimento das chamadas “neoemoções”, estados afetivos que nascem da combinação entre sentimentos clássicos e a vida digital,muitas vezes mediados por inteligência artificial. A partir de um artigo da Anya Kamenetz, o episódio mostra como novas palavras podem ajudar a descrever experiências que antes ficavam no campo do indizível, mas também traz um alertasobre os riscos de deixar que a tecnologia passe a moldar a forma como interpretamos o que sentimos.Se a IA pode ajudar a dar nome às nossas emoções, até queponto ela também começa a influenciar o que acreditamos estar sentindo?

Jan 13, 2026 • 41min
Transformação exige parcerias estratégicas e colaboração em TI
No novo episódio do podcast da MIT Technology Review Brasil, em parceria com a Positivo S+, Rafael Coimbra recebe Henrique Rabenhorst, diretor de TI da Azul Linhas Aéreas, e Octavio Vasconcellos, diretor de negócios e operações na Positivo S+, para discutir por que operações que não podem parar dependem de colaboração constante entre tecnologia, negócio e fornecedores estratégicos. O episódio aborda os bastidores de uma estrutura em que sistemas, dados e equipes precisam atuar de forma coordenada para manter a experiência do cliente e a estabilidade operacional. Entre os temas, estão a importância de governança e níveis de serviço bem definidos e o papel de dados confiáveis para transformar eficiência em resultado. Em um cenário de pressão por agilidade, entenda como acelerar a inovação sem comprometer segurança, continuidade e responsabilidade!

Jan 8, 2026 • 21min
Endometriose: avanço tecnológico e lacunas no diagnóstico🩸🔬 # 239
O diagnóstico da endometriose ainda é um desafio, mesmo com avanços em exames de imagem e novas ferramentas digitais. A doença pode levar anos para ser identificada, impactando qualidade de vida, saúde reprodutiva e bem-estar das pacientes.No novo episódio do podcast de Biotech and Health, Camila Pepe e Carolina Abelin conversam com o ginecologista Sergio Podgaec sobre os limites dos métodos diagnósticos atuais, o papel da escuta clínica, os avanços em ultrassonografia especializada e ressonância magnética, além das perspectivas para biomarcadores e inteligência artificial no cuidado à endometriose.

Jan 7, 2026 • 27min
Climate Techs to Watch: reciclagem de terras raras e a nova geopolítica da energia
Neste episódio do podcast do Energy Center, da MIT Technology Review Brasil, Luiz Mandarino, Diretor de Operações do Energy Center, e o jornalista Thomaz Gomes dão continuidade à série especial Climate Techs to Watch, analisando a Cyclic Materials, startup canadense que desenvolveu um processo inovador de reciclagem de terras raras a partir de ímãs utilizados em tecnologias críticas. Ao longo da conversa, os anfitriões contextualizam o papel estratégico das terras raras na transição energética, com destaque para aplicação em motores de alta eficiência, turbinas eólicas, veículos elétricos e sistemas avançados de geração de energia limpa. Esses materiais ainda apresentam taxas globais de reciclagem inferiores a 2%, o que amplia a pressão sobre cadeias de suprimento concentradas e ambientalmente sensíveis. Mandarino explica como a Cyclic Materials se insere nesse cenário ao propor um novo modelo de “mineração urbana”, baseado em hubs logísticos e processamento descentralizado. A solução permite reduzir custos logísticos, diminuir a pegada ambiental do refino e mitigar riscos geopolíticos associados à forte concentração da produção e do refino de terras raras na China, hoje responsável por cerca de 90% da fabricação de ímãs e pela maior parte do processamento global. O episódio também aprofunda a dimensão geopolítica do tema, e aborda como Estados Unidos, União Europeia, Canadá e outros países vêm se mobilizando para diversificar o acesso a minerais críticos. A reciclagem surge, nesse contexto, como uma alternativa estratégica para garantir segurança energética, autonomia industrial e resiliência das cadeias produtivas em um cenário marcado por tensões comerciais e disputas tecnológicas. Além da análise global, a conversa destaca o posicionamento do Brasil, com o avanço de iniciativas voltadas à pesquisa, extração e scale-up de tecnologias para terras raras, incluindo projetos em Poços de Caldas (MG). Também são debatidos os principais desafios para a expansão desse tipo de solução, como a reorganização das cadeias logísticas reversas, a necessidade de parcerias industriais e o alto volume de capital exigido por deep techs e hard techs. O podcast é um oferecimento do Energy Summit.

Jan 6, 2026 • 32min
Previsões 2026: inovações tecnológicas que devem marcar o ano
No Podcast da MIT Technology Review Brasil desta semana, Rafael Coimbra e Carlos Aros analisam as apostas para o próximo ano a partir de uma retrospectiva crítica de 2025. Aconversa aborda a ruptura entre o real e o virtual com a popularização de deepfakes, os riscos para a confiança pública e para a democracia, além da possibilidade de uma nova crise global de chips impulsionada pela demanda porIA e por tensões geopolíticas.O episódio também discute o futuro do smartphone e a entrada em vigor do Estatuto Digital da Criança e do Adolescente, que deve redefinir a relação entre plataformas,crianças e responsabilidade digital.Quais desses temas você acredita que terão maior impacto em 2026?

Jan 1, 2026 • 27min
Órgãos em chip e bioimpressão: o futuro dos testes sem animais 🧬🚫🐭 #238
A ciência avança para reduzir o uso de animais em testes e tornar a pesquisa mais precisa, rápida e alinhada à fisiologia humana. Tecnologias como órgãos em chip, bioimpressão 3D e modelos celulares personalizados já estão mudando a forma como novos produtos e terapias são desenvolvidos.No novo episódio do podcast de Biotech and Health, Camila Pepe e Carolina Abelin recebem Letícia Charelli, especialista em bioimpressão e diretora da BioEdTech, para discutir como essas soluções funcionam na prática, quais são seus benefícios para a indústria e como a integração com inteligência artificial pode acelerar a medicina personalizada.A conversa também aborda limites, desafios regulatórios e os próximos passos para a redução progressiva dos testes em animais no Brasil e no mundo.

Dec 30, 2025 • 32min
Retrospectiva 2025: as tecnologias mais influentes do ano
No podcast da MIT Technology Review Brasil desta semana, Rafael Coimbra e Carlos Aros iniciam uma edição especial em dois episódios com uma análise crítica dos movimentos quemarcaram o último ano e das tendências que já começam a redesenhar o próximo ciclo.Inteligência artificial, regulação, big techs, novas formas de dependência digital e a consolidação dos veículos elétricos no Brasil entram em pauta a partir de seus impactos concretos na sociedade, na economia e no comportamentohumano.Mais do que uma retrospectiva, o episódio propõe uma leitura estratégica sobre riscos, correções de rota e os desafios que permanecem abertos no avanço tecnológico.Você já está olhando para 2026 com as lentes certas para entender o que vem pela frente?

Dec 29, 2025 • 41min
Retrospectiva 2025: os debates que anteciparam a transformação energética
Neste episódio especial de encerramento de ano, Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit se reúne com Luiz Mandarino, Diretor de Operações do Energy Center e o jornalista Thomaz Gomes para uma retrospectiva dos principais episódios do podcast de energia, no Energy Center, da MIT Technology Review Brasil. Os três analisam os conteúdos que mais se destacaram em 2025 e que ajudaram a antecipar tendências decisivas para o futuro da energia, da tecnologia e da economia global.Ao longo da conversa, cada integrante compartilha seus episódios favoritos, conectando entrevistas, séries especiais e debates realizados ao longo do ano com as megatendências discutidas no ecossistema do Energy Summit. O episódio revela como o podcast evoluiu editorialmente ao longo de 2025, ao substituir a ideia de “transição” pela noção mais profunda de transformação energética, incorporando diversidade, descentralização e inovação tecnológica como pilares centrais.Mandarino destaca episódios que anteciparam movimentos estruturais do setor, como a descarbonização no mercado de óleo e gás, o avanço do processamento submarino, a diversificação energética e os novos caminhos das baterias, com ênfase em soluções alternativas ao lítio, como o sódio e tecnologias em estado sólido. Ele também ressalta o papel das deep techs e das startups globais, ao mostrar como inovação, pesquisa e conexão com universidades são essenciais para garantir segurança e acessibilidade energética.Thomaz Gomes revisita conversas gravadas durante o Energy Summit, ressaltando o impacto do diálogo direto com tomadores de decisão e especialistas globais. Ele analisa episódios que abordaram a cooperação internacional, especialmente entre Brasil e China, o papel estratégico da inteligência artificial na demanda por energia e os desafios sistêmicos impostos pelo crescimento acelerado dos data centers. O jornalista reforça como IA, infraestrutura física e segurança energética estão cada vez mais interligadas em um cenário geopolítico competitivo.Hudson Mendonça completa a retrospectiva destacando episódios que exploraram temas estruturais como a descarbonização do transporte marítimo, o papel das políticas públicas e do financiamento à inovação no Brasil, além do avanço das baterias, micro-redes e virtual power plants como soluções-chave para garantir resiliência, eficiência e estabilidade ao sistema energético global. A conversa reforça que energia limpa, abundante e confiável será o principal gargalo e a maior oportunidade, para o crescimento da tecnologia nos próximos anos.Ao longo do episódio, o Energy Center se consolida como um espaço de antecipação de tendências, e mostra que compreender o futuro da energia exige uma visão integrada e sistêmica, abordagem que marcou 2025 e aponta os caminhos do setor para 2026.O podcast é um oferecimento do Energy Summit.


