

Christo Nihil Praeponere
Padre Paulo Ricardo
Christo Nihil Praeponere (do latim: “Nada antepor a Cristo”) é o podcast do Padre Paulo Ricardo, com homilias todos os dias sobre os Evangelhos proclamados nas Missas e os santos celebrados pela liturgia católica.
Episodes
Mentioned books

Jan 19, 2026 • 5min
Homilia Diária | A Eucaristia e a intimidade com Cristo (Segunda-feira da 2ª Semana do Tempo Comum)
Por que jejuam os discípulos de João Batista, mas não os de Jesus? A essa pergunta dos fariseus, Cristo responde com uma surpreendente revelação: Ele vem ao mundo como Esposo e, por isso, os seus convidados são chamados a participar do Banquete nupcial. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 19 de janeiro, e descubra o caráter esponsal da santíssima Eucaristia.

Jan 17, 2026 • 25min
Homilia Dominical | O sacrifício do Cordeiro de Deus (2º Domingo do Tempo Comum (A) - 18/01/2026)
Neste encontro, o Padre Paulo Ricardo reflete sobre o sacrifício do Cordeiro de Deus, destacando sua importância na Redenção. Ele conecta o Cordeiro Pascal da Páscoa judaica à figura de Jesus, explorando referências bíblicas e o impacto do Espírito Santo no sacrifício. A participação do cristão na dor e no amor é enfatizada, culminando em um convite para abraçar a própria cruz. O padre ainda compartilha a experiência de João e como se deve contemplar o amor de Cristo diariamente.

Jan 17, 2026 • 7min
Homilia Diária | Por que Santo Antão retirou-se para o deserto? (Memória de Santo Antão - 17/01/26)
A Igreja celebra hoje a memória do pai dos cenobitas, Santo Antão, Abade, retirado aos desertos com apenas 18 anos para ter uma vida de solidão e silêncio, mas nem por isso menos fecunda e ativa, pois cada membro do Corpo místico de Cristo contribui, ao seu modo, com suas orações e sacrifícios, para o bem e a santificação de todos os demais.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 17 de janeiro, e conheça um pouco mais da vida e do exemplo deste mestre da ascese cristã.

Jan 16, 2026 • 5min
Homilia Diária | A cura da nossa paralisia (Sexta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum - 16/01/26)
O paralítico cuja cura nos narra o Evangelho desta sexta-feira é sinal de uma paralisia que todos nós, nascidos em pecado, sofremos: trata-se de nossa incapacidade de amar. O nosso coração, se não for tocado pela graça que Cristo nos mereceu, é como um corpo morto e inerte, do qual não podem brotar atos de verdadeira caridade sobrenatural. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 16 de janeiro, e peça ao Senhor, com sincera humildade, que nos conceda mais fé, a fim de abrirmos nossa alma às suas santas moções.

Jan 15, 2026 • 4min
Homilia Diária | A cura que Deus quer realizar em nós (Quinta-feira da 1ª S. Tempo Comum - 15/01/26)
Mais do que curas físicas e benefícios materiais, o maior dom que Deus nos tem a oferecer, e nos ofereceu de fato e abundantemente do alto do Calvário, é a remissão de nossos pecados. É com essa verdade diante dos olhos que, humildemente, devemos aproximar-nos de Cristo e implorar como aquele leproso: “Senhor, se queres, tens o poder de curar-me”.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 15 de janeiro, e aproxime-se com confiança deste Deus de misericórdias, cujo Coração benevolente está sempre disposto a perdoar nossas culpas.

Jan 14, 2026 • 7min
Homilia Diária | A cura da nossa natureza decaída (Quarta-feira da 1ª Sem. do Tempo Comum- 14/01/26)
Três efeitos tem o pecado original em nossa alma, e de todos nos quer curar Cristo por sua graça: a ignorância da inteligência, sanada pela luz da fé; a malícia da vontade, corrigida pelas virtudes morais infusas; e a desordem das paixões, redirecionadas para o bem pelo império da verdadeira caridade. No entanto, Deus envia a sua a graça para curar a nossa natureza decaída.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 14 de janeiro, e peça os dons sublimes que o Senhor está disposto a lhe oferecer.

Jan 13, 2026 • 6min
Homilia Diária | A Batalha contra Satanás (Terça-feira da 1ª Semana do Tempo Comum - 13/01/2026)
Não é difícil encontrar hoje em dia muitos católicos que, cedendo às modas da época, negam a fé bimilenar da Igreja e afirmam que os demônios não só não existem como são, em última análise, produto da imaginação religiosa ou mera personificação literária de doenças psíquicas, desconhecidas por nossos “tolos” antepassados. O que pensar disso? Será mesmo que a existência de anjos e demônios não é parte da revelação divina?Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 13 de janeiro, e entenda mais sobre a batalha espiritual que precisamos travar contra os demônios.

Jan 12, 2026 • 6min
Homilia Diária | O que significa converter-se? (Segunda-feira da 1.ª Semana do Tempo Comum)
Há quem queira converter-se, mas não está disposto a pagar o preço da conversão. Vê com bons olhos a doutrina cristã, admira-lhe os ensinamentos morais e até aspira aos seus ideais de perfeição, mas não consegue abraçá-los de corpo e alma, por medo de perder amizades e ser tachado de “fanático”, “conservador” ou “quadrado”. Mas a hora de converter-se é agora, porque os tempos já estão maduros e Deus virá pedir-nos conta dos frutos, ainda que não os tenhamos plantado.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 12 de janeiro, e compreenda que, mesmo tendo um preço alto, a conversão é o caminho para a nossa salvação.

Jan 10, 2026 • 26min
Homilia Dominical | A renovação espiritual do nosso Batismo (Festa do Batismo do Senhor - 11/01/26)
Na Festa do Batismo do Senhor, somos chamados a perceber a grandeza do nosso Batismo — meditando sobre os efeitos que esse sacramento realiza em nossa alma — e a abraçar as exigências fundamentais para vivê-lo bem em nosso cotidiano. Mas como realmente podemos viver as graças batismais em nosso dia a dia? É o que Padre Paulo Ricardo explica nesta homilia dominical sobre a renovação espiritual do nosso Batismo.

Jan 10, 2026 • 5min
Homilia Diária | Somos instrumentos nas mãos de Deus (Sábado depois da Epifania - 10/01/2026)
Nas mãos de Deus, somos como pincéis a serviço de um grande artista. Ora, como o pincel não tem outra função nem, por assim dizer, outra alegria além de servir como pode à realização das obras e ao propósito do pintor, tampouco nós devemos ter outra alegria senão a de servir aos desígnios que Deus, para manifestação de sua bondade, se digna realizar com a nossa cooperação.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 10 de janeiro, e medite conosco a respeito da grande humildade de São João Batista!


