
Zita Seabra
Antiga deputada (1975–1988) e ex-dirigente do PCP que depois rompeu com o partido; editora e autora que relata a sua experiência política e pessoal no período do PREC e sobre temas como o aborto.
Top 3 podcasts with Zita Seabra
Ranked by the Snipd community

11 snips
Nov 20, 2025 • 57min
Zita Seabra (parte 2): O 25 de novembro, o PCP por dentro, saída do partido, posição sobre o aborto
Zita Seabra, antiga deputada do PCP e autora, partilha suas experiências políticas e pessoais marcantes. Ela discute como funciona um partido comunista, a relação entre ideologia e totalitarismo e sua transição da esquerda para a direita. Zita analisa sua posição sobre o aborto, defendendo a despenalização em casos específicos, e relata os eventos do 25 de novembro, ressaltando suas consequências para a política portuguesa. Críticas à intolerância contemporânea e reflexões sobre o cancelamento também fazem parte de sua conversa provocativa.

10 snips
Nov 20, 2025 • 57min
Zita Seabra (parte 2): O 25 de novembro, o PCP por dentro, saída do partido, posição sobre o aborto
Zita Seabra, ex-deputada e crítica do Partido Comunista Português, compartilha suas vivências neste fascinante bate-papo. Ela discute o funcionamento interno do comunismo e por que tende ao totalitarismo. Zita também revela os motivos que a levaram a mudar para a direita, e suas reflexões sobre a despenalização do aborto, defendendo condições específicas. Além disso, ela resgata sua experiência durante o 25 de Novembro, detalhando a dinâmica de poder entre as Forças Armadas e o PCP, e critica a intolerância cultural atual.

8 snips
Nov 19, 2025 • 56min
Zita Seabra (parte 1): Da utopia ao totalitarismo: porque é que o Comunismo acabou sempre em ditadura?
Zita Seabra, ex-militante do PCP e autora, traz uma visão única sobre o comunismo e suas nuances. Ela discute a atração dos jovens pelo comunismo, impulsionada pelo desejo de justiça social. Zita revela as repressões da ditadura e como isso radicalizou sua geração. Aborda as divisões ideológicas à esquerda e o papel dos intelectuais, além de compartilhar suas próprias dúvidas que surgiram ao testemunhar a brutalidade do regime. Reflete sobre os perigos do totalitarismo e as lições que a história nos ensina sobre a liberdade de expressão.


