

#18: Estudos sobre Maternidade e Política, com Luana Borges
Falar sobre a construção histórica acerca da maternidade é fundamental para o movimento feminista contemporâneo e para escrever uma história das mulheres que verdadeiramente traga visibilidade para as anônimas do passado. Afinal, desde antes da inclusão das mulheres no mercado formal, essas já desempenhavam o trabalho doméstico e de cuidado, essencial para a sobrevivência da humanidade, mas ainda assim sem receber quaisquer remunerações.
Uma das principais razões para isso, talvez, sejam os discursos essencialistas que atribuem de maneira inverídica às tarefas domésticas a natureza feminina. O combate à essas narrativas é também papel do movimento feminista que, nas últimas décadas vêm oferecendo um olhar sensível as demandas das mães. Para falar um pouco sobre, convidei a mestra e doutoranda em História Luana Borges.
Indicações da Luana:
Livros:
HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. Tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Nova História das mulheres no Brasil / organizadoras Carla Bassanezi Pinsky e Joana Maria Pedro. – 1. ed., 1a reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2013.
Feminismos e democracia / organizadores Joana Maria Pedro, Jair Zandoná. - 1. ed. - Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.
VERGÈS, Françoise. Definir um campo: O feminismo decolonial. In: VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. São Paulo: Ubu, 2020, p. 19-51 [ebook].
Filme: Mulheres ao Poder (2020) com direção de Philippa Lowthorpe
Podcast: História do Feminismo com a Profª Drª Joana Maria Pedro no Obrigahistoria https://leituraobrigahistoria.com/videos/historia-do-fe
Siga-nos nas redes sociais!
instagram: @benditasmulheressinstagram: @manoelaveras