

Nina da Hora quer que você leia as letras miúdas da tecnologia
Nina da Hora é cientista da computação, desenvolvedora e hacker antirracista. No começo da carreira, Nina se deparou com sistemas de reconhecimento facial que não reconheciam seu rosto. Esse episódio foi um alerta para que ela expandisse seu olhar para a interface entre tecnologia e sociedade.
Hoje, Nina faz mestrado em ética, pesquisando os vieses raciais no aprendizado de máquinas, incluindo processos de reconhecimento facial. Além do trabalho acadêmico, Nina participa de conselhos públicos e privados - como o Conselho de Segurança do TikTok no Brasil - e é fundadora do Instituto da Hora, que promove direitos digitais para populações negras e indígenas.
No Fio da Meada, Nina da Hora conversa com Branca Vianna sobre trocar praticidade por vigilância, sobre o racismo e outros problemas embutidos nas inteligências artificiais, e sobre quem pode usar os seus dados - e por que você deve ler as letras miúdas do seu contrato da academia.
A transcrição do episódio está disponível no site da Rádio Novelo: https://bit.ly/transcriçãoep36
Nosso parceiro Instituto Devive é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Cuide-se bem e acompanhe esse trabalho pelo Instagram @institutodevive Acompanhe a Rádio Novelo no Instagram: https://www.instagram.com/radionovelo/
Siga a Rádio Novelo no TikTok: https://www.tiktok.com/
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices