

Protestos na Indonésia - BP 923
8 snips Sep 2, 2025
As manifestações na Indonésia surgiram por conta de um auxílio moradia para parlamentares, e se expandiram para questões como violência policial e liberdade de expressão. O governo respondeu revogando o auxílio, mas os protestos refletem uma turbulenta situação política. Em outra pauta, Donald Trump mencionou uma oferta de tarifa zero da Índia, que não foi confirmada. Discussões sobre a estratégia de resistência contra a Rússia e as tensões entre França e Itália também estão em destaque, assim como as negociações comerciais entre o Mercosul e a União Europeia.
AI Snips
Chapters
Transcript
Episode notes
Protestos Escalaram Além Do Gatilho Inicial
- As manifestações na Indonésia começaram por um auxílio-moradia para parlamentares e se ampliaram para pautas econômicas e de liberdade de expressão.
- A resposta do presidente Subianto mistura recuos (revogação do auxílio) e discursos de repressão, aumentando a tensão política.
Morte De Jovem E Incêndio Agravaram Protestos
- Uma viatura policial matou um mototaxista de 21 anos e isso inflamou ainda mais as manifestações contra violência policial.
- Houve também ataque incendiário a um parlamento local em Sulawesi que deixou três mortos e elevou a crise.
Resposta Governamental Mistura Concessão e Retórica Dura
- Subianto suspendeu o auxílio para tentar aplacar os protestos, mas também rotulou manifestantes como traidores e terroristas.
- Esse discurso dual dificulta a desescalada e expõe fragilidade política do governo de um ano.