Mauro Galetti, biólogo renomado e autor do livro 'Um Naturalista no Antropoceno', discute como os humanos atuam como predadores implacáveis na extinção de espécies. Ele explora o impacto das ações humanas na megafauna da América do Sul, questionando o papel das mudanças climáticas. A importância da refaunação e da transformação social são destacadas como soluções para restaurar ecossistemas. Galetti convida a refletir sobre nosso papel na conservação da vida selvagem e como podemos agir para um futuro sustentável.
39:18
forum Ask episode
web_stories AI Snips
view_agenda Chapters
menu_book Books
auto_awesome Transcript
info_circle Episode notes
question_answer ANECDOTE
Preguiças Gigantes e Humanos
Preguiças gigantes eram animais enormes que coexistiram com os primeiros humanos na América do Sul.
Essas espécies podiam pesar mais de 4 toneladas e viver em grandes áreas, influenciadas por mudanças ambientais e humanas.
insights INSIGHT
O Antropoceno e Suas Marcas
Humanos são responsáveis por mudanças profundas que definem uma nova era geológica, o Antropoceno.
Elementos, moléculas e rochas sintéticas marcam esse impacto antropogênico na Terra.
question_answer ANECDOTE
Extinção do Pombo Passageiro
O pombo passageiro foi a ave mais abundante da América do Norte até o século XIX.
Por caça excessiva e perda de habitat, a espécie foi levada à extinção em 1914 com a morte da última fêmea, Marta.
Get the Snipd Podcast app to discover more snips from this episode
Alô, Alô! Você já parou pra pensar em como nós, seres humanos, interferimos na evolução de outras espécies? É com essa pergunta em mente que estamos de volta com a temporada “Nós na Evolução“, série narrativa de seis episódios com uma pitada de causos, relatos pessoais e entrevistas, na qual vamos passear por temas como defaunação, domesticação de cachorros e de plantas, evolução urbana, superbactérias e mudanças climáticas.
Nesse episódio, Amanda Guedes conversa com Felipe Elias e Mauro Galetti sobre a influência dos seres humanos nas extinções do passado e o que olhar para trás nos ensina sobre a conservação da vida selvagem nos dias de hoje.
Assuntos abordados: 00:00 – Intro: Visita ao Museu 01:39 – Extinção das preguiças-gigantes 08:02 – Humanos: predadores implacáveis 14:12 – O Antropoceno 20:58 – O balanço de vida na Terra 25:03 – Floresta vazia, defaunação e refaunação 33:47 – Adiando o fim do mundo: o que eu tenho a ver?
Referências e links:
O livro “Um naturalista no Antropoceno: um biólogo em busca do selvagem”, de Mauro Galetti, foi a principal inspiração para esse episódio. Vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico em 2024, o livro traz uma narrativa leve e descontraída, que reúne os relatos do Mauro, um dos cientistas mais citados do mundo, sobre sua trajetória acadêmica, suas viagens e pesquisas pelo mundo e também sobre as reflexões a respeito do papel dos seres humanos no planeta Terra. O livro é um convite a pensar em como nós impactamos a natureza e discute maneiras de como podemos sobreviver ao Antropoceno.
A versão digital do livro é gratuita e a versão física está disponível para venda no site da Editora Unesp (@unespeditora).
Extra! Apoiadores do Alô vão concorrer ao sorteio de dois exemplares do livro. Fique atento ao Alô no Instagram!
Para acompanhar o trabalho do Felipe Elias, biólogo e paleoartista, conheça o site PaleoZOO Brazil (paleozoobr.com), grande catálogo da fauna pré-histórica brasileira, e siga os perfis @paleozoobr e @museu_zoologia no Instagram.
Para acompanhar o trabalho do professor Mauro Galetti siga o perfil @dr.mauro_galetti e saiba mais sobre o Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudança do Clima (@cbioclima), do qual ele é diretor.
Música: Defaunação (não citada no episódio, mas vale conhecer!)