Neste programa, discute-se a convocação de Donald Trump para o Conselho da Paz de Gaza, com a presença de líderes internacionais, incluindo o presidente Lula. Analisam-se os interesses e críticas à composição do conselho, além dos riscos e benefícios para o Brasil. Também é abordada a possível guerra comercial entre EUA e Europa e suas consequências econômicas. O uso do artigo 49.3 na França para aprovar o orçamento sem votação gera debates sobre fiscalidade e política interna. Diversos outros temas geopolíticos e negociações comerciais são desvendados.
33:22
forum Ask episode
web_stories AI Snips
view_agenda Chapters
auto_awesome Transcript
info_circle Episode notes
insights INSIGHT
Conselho Paralelo Pode Enfraquecer A ONU
O Conselho da Paz de Gaza convocado por Donald Trump tende a contornar a ONU e enfraquecer o sistema multilateral.
A iniciativa centralizada em Trump pode impor decisões com forte viés político e limitada legitimidade internacional.
volunteer_activism ADVICE
Avaliar Riscos Antes De Aceitar Convite
O Brasil deve avaliar custos diplomáticos e a coerência de suas posições antes de aceitar o convite.
Pese a influência direta na mesa contra o risco de comprometer princípios e multilateralismo.
insights INSIGHT
Assentos Permanentes Por Doação Bilionária
Trump propôs assentos permanentes para quem doar US$1 bilhão à iniciativa, o que liga poder político a aporte financeiro.
Isso cria desigualdade de influência e risco de captura por interesses privados.
Get the Snipd Podcast app to discover more snips from this episode
No episódio de hoje, analisamos a convocação, por Donald Trump, do chamado Conselho da Paz de Gaza, que reúne cerca de 60 nomes de líderes e autoridades internacionais, entre eles o presidente Lula. Discutimos os objetivos políticos da iniciativa, os interesses por trás da composição do conselho e as dificuldades práticas para que o grupo produza resultados concretos em um conflito marcado por desconfiança e assimetria de poder. O episódio também aborda os impactos potenciais de uma guerra comercial entre Estados Unidos e Europa, em um contexto de escalada tarifária e uso do comércio como instrumento de pressão geopolítica.
Também discutimos a decisão do primeiro-ministro francês de acionar o artigo 49.3 da Constituição para aprovar o orçamento de 2026 sem votação no Parlamento, detalhando os principais pontos do orçamento e suas implicações fiscais e políticas. O programa analisa ainda a assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia, que agora depende de ratificação pelos parlamentos nacionais, além do cenário político em Portugal, marcado por forte polarização e um segundo turno histórico.
Na Geleia da Shakira, comentamos a reação entusiasmada da imprensa russa diante da postura agressiva de Trump em relação à Europa.