

Para tirar a espuma e botar a bola no chão: tarifaço e Magnitsky | Estadão Analisa
No “Estadão Analisa” desta quinta-feira, 31, Carlos Andreazza fala do comunicado publicado pelo governo dos Estados Unidos, nesta quarta-feira, 30, que anunciou tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros e colocou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes como inimigo, atribuindo a decisão a ordens judiciais direcionadas a plataformas digitais no Brasil. O comunicado reforça o recado dado com a aplicação, horas antes, da Lei Magnitsky sobre Moraes.
Antes de publicar o decreto detalhando o tarifaço e os bens brasileiros que devem se livrar do imposto, a Casa Branca divulgou uma nota de aproximadamente 5 mil caracteres intitulada “Presidente Donald Trump aborda ameaças do governo brasileiro aos Estados Unidos”.
O comunicado diz que as tarifas servem para lidar com “ações do governo do Brasil” contra a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos — entretanto, nenhuma medida descrita é de responsabilidade do Poder Executivo brasileiro.
Assine por R$1,90/mês e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Estadão.
Acesse: https://bit.ly/oferta-estadao
O 'Estadão Analisa' é transmitido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 7h, no Youtube e redes sociais do Estadão. Também disponível no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação: Carlos Andreazza
Edição/Produção: Jefferson Perleberg
Coordenação: Manuella Menezes e Everton Oliveira
See omnystudio.com/listener for privacy information.