Um dos maiores ataques cibernéticos da história, 'Salt Typhoon', revela tensões entre os EUA e China. A segurança digital é um tema crucial, enquanto líderes das big techs se reúnem, mas Elon Musk fica de fora. A disputa entre autonomia local e controle federal em Washington DC é aprofundada com um processo sobre segurança. Além disso, há uma abordagem sobre as complexas negociações comerciais entre a União Europeia e a Índia, enquanto Kim Jong-un toma precauções inusitadas para proteger seu DNA em uma visita à Rússia.
31:44
forum Ask episode
web_stories AI Snips
view_agenda Chapters
auto_awesome Transcript
info_circle Episode notes
insights INSIGHT
Alcance Massivo Do Ataque Salt Typhoon
Países aliados denunciaram o ataque cibernético "Salt Typhoon" atribuído à China, que teria acessado metadados massivos.
Se confirmado, o vazamento permitiria rastrear virtualmente quase todos os adultos nos EUA e funcionários de inteligência.
insights INSIGHT
Poder Dos Metadados
Metadados não revelam o conteúdo das conversas mas permitem identificar quem falou com quem, quando e onde.
Com grande volume de metadados, é possível triangular informações sensíveis sobre indivíduos e redes de inteligência.
insights INSIGHT
China Ganha Proeminência Em Espionagem Digital
A emergência chinesa em coleta de dados não é inédita; EUA e Rússia também praticam vigilância em larga escala.
A novidade é a proeminência geoestratégica da China nessa capacidade de coleta global.
Get the Snipd Podcast app to discover more snips from this episode
No episódio de hoje, falamos sobre o ataque cibernético chinês conhecido como Salt Typhoon, classificado como um dos maiores da história, e seus impactos na segurança digital e na rivalidade estratégica entre Washington e Pequim. Também comentamos o encontro de Donald Trump com líderes das big techs americanas — do qual Elon Musk ficou de fora — e as tensões em torno da regulação do setor tecnológico.
Analisamos ainda a decisão de Washington DC de processar o governo federal pela federalização da segurança na capital, em mais um capítulo da disputa entre autonomia local e autoridade central. O episódio aborda também a aproximação entre União Europeia e Índia em busca de um acordo comercial e a estratégia do México de recorrer às tarifas como motor de desenvolvimento econômico.
Outro destaque é a sucessão na Coreia do Norte, com a crescente visibilidade da filha de Kim Jong Un como herdeira política. E, na Geleia da Shakira, contamos a curiosa história do funcionário encarregado de limpar qualquer vestígio de DNA de Kim Jong Un, para impedir que ele seja coletado por outros países.