

#36 Fernando Rosas - "Devemos desconfiar da historiografia que se afirma a si própria como neutral, porque esse tipo de neutralidade é uma forma de disfarçar posições ideológicas inconfessáveis."
Neste 36º episódio, conversei com o historiador, ex-candidato à presidência da república, ex-deputado pelo BE e professor universitário, Fernando Rosas. Começamos por falar sobre se a história cria, de facto, heróis e vilões, dando alguns exemplos desde Marquês de Pombal, a Hitler e Stalin, passando por Napoleão. Para além disto, ainda falamos sobre se a história é direcional e, como consequência, se existem inevitabilidades históricas. Conversamos, também, sobre a crise que a democracia vive, sobre os novos desafios geopolíticos que enfrentaremos e sobre a apreensão que o convidado sente face ao futuro e face à apatia social. Não podíamos deixar de falar sobre a a distância dos cidadãos e as elites e o papel desse facto na crise da democracia. Foi uma conversa muito interessante sobre o passado, sobre o presente e sobre o futuro e, por isso, espero que gostem!
P.S. Entretanto, Carlos Guimarães Pinto respondeu no jornal Eco (19 agosto) à contrarresposta de Francisco Louçã no jornal Público que havia sido publicada no dia da gravação desta conversa.
Livros:
- Roger Martin du Gard, "Os Thibault": https://www.fnac.pt/Thibault-vols-i-ii-iii-iv-v/a631539
- Thomas Mann, "Os Buddenbrook": https://www.wook.pt/livro/os-buddenbrook-thomas-mann/24026058
- John Steinbeck, "As Vinhas da Ira": https://www.wook.pt/livro/as-vinhas-da-ira-john-steinbeck/15327902
Influenciadores:
- John dos Passos
- Elio Vittorini
- Karl Marx
- Rosa Luxemburgo
- Antonio Gramsci
- Eric Hobsbawm
- Enzo Traverso
- Francisco Louçã
- Thomas Piketty
- Mia Couto
- João Paulo Borges Coelho
- Chico Buarque
Site: https://anchor.fm/jose-paulo-soares
Instagram: instagram.com/jpmsoares
Instagram: instagram.com/gentende_podcast
Twitter: https://twitter.com/jpmsoares04