

#111 - Especial Dia dos Namorados: Trechos de “Cartas extraordinárias: amor”
Jun 12, 2020
10:53
Neste Dia dos Namorados, sabemos que muitos não estarão perto da pessoa amada. Por isso, elaboramos um tema especial para o novo episódio da Rádio Companhia: a leitura de algumas das mais tocantes cartas de “Cartas extraordinárias: amor”, livro que reúne 30 textos emocionantes sobre o amor em todas as suas formas. Abaixo, confira as correspondências escolhidas e quem deu voz a cada um deles:
*
Lido por Jarid Arraes, “Um problema que enfrentamos”, de Mildred Loving para a União Americana pelas Liberdades Civis:
Em 12 de junho de 1967, graças ao empenho de Mildred e Richard Loving, leis que negavam o direito ao casamento de casais inter-raciais se tornaram inconstitucionais em todo o país, seguindo a decisão unânime da Suprema Corte dos Estados Unidos. A decisão histórica do processo Loving contra Virginia teve início nessa carta, enviada por Mildred em 20 de junho de 1963.
*
Lido por Tati Bernardi, “Estou amputando você”, da pintora Frida Kahlo para o também pintor Diego Rivera:
O casamento de Frida e Diego era famoso por ser turbulento e imprevisível. Em 1953, um ano antes de sua morte, Kahlo teve uma perna amputada devido a uma gangrena. Enquanto aguardava a cirurgia, ela escreveu essas palavras, cheias de raiva (e paixão) para Rivera.
*
Lido por João Silvério Trevisan, “Eu estou profundamente apaixonado por você”, do poeta vencedor do prêmio Pulitzer James Schuyler para o pintor John Button.
No começo dos anos 1950, o escritor James Schuyler conheceu o pintor John Button e se apaixonou por ele. Eles trocavam cartas regularmente.
*
Produção: Paulo Júnior e Camila Berto
Apresentação: Mariana Figueiredo
Edição: Paulo Júnior