

Carlos Andreazza: "A guerra dos bonés e a ‘molequização’ do debate público"
No “Estadão Analisa” desta quarta-feira, 05, o colunista Carlos Andreazza fala sobre bonés e como este item está tomando conta do cenário político em Brasília. O uso do acessório com os dizeres “O Brasil é dos brasileiros” por governistas no Congresso no dia das eleições para as presidências da Câmara e do Senado provocou reação. Nesta segunda-feira, 3, opositores ao governo Lula vestiram o item com as frases: “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026″.
O modelo do boné é uma referência ao distribuído por Donald Trump, nos Estados Unidos, com o lema “Make America Great Again” (Torne a América Grande de Novo, em português).
O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou na “guerra dos bonés” e publicou nesta terça-feira, 4, um vídeo utilizando o item azul – o primeiro usado pelos governistas. Até o início desta noite, a gravação feita no Palácio do Planalto, com oito segundos de duração, teve 1,8 milhão de visualizações e 180 mil curtidas no Instagram.
Apresentado pelo colunista Carlos Andreazza, programa diário no canal do Estadão no YouTube trará uma curadoria dos temas mais relevantes do noticiário, deixando de lado o que é espuma, para se aprofundar no que é relevante.
Assine por R$1,90/mês e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Estadão.
Acesse: https://bit.ly/oferta-estadao
O 'Estadão Analisa' é transmitido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 7h, no Youtube e redes sociais do Estadão. E depois, fica disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.
Apresentação: Carlos Andreazza
Edição/Pós-produção: Jefferson Perleberg
Coordenação: Gabriel Pinheiro e Everton Oliveira
See omnystudio.com/listener for privacy information.