

A direita e o racha no bolsonarismo
9 snips Aug 26, 2025
Carlos Melo, cientista político e professor do Insper, analisa o racha do bolsonarismo e as eleições de 2026. A conversa se concentra na percepção negativa de Bolsonaro entre os brasileiros, com dados que revelam descontentamento em relação à sua participação em um golpe de Estado. Melo discute como a influência de Donald Trump e as ações da família Bolsonaro impactam a imagem da direita. Além disso, ele examina os desafios políticos enfrentados por governadores como Tarcísio de Freitas e o impacto das redes sociais nas novas lideranças.
AI Snips
Chapters
Transcript
Episode notes
Tarifaço E Repercussão Política
- O tarifação de Trump e a articulação internacional de Eduardo Bolsonaro prejudicaram a imagem do bolsonarismo junto à maioria dos brasileiros.
- Pesquisas mostram que 69% veem Eduardo defendendo interesses familiares e 52% acreditam que Jair participou de tentativa de golpe.
Áudios Revelam Coordenação
- As gravações e mensagens entre Bolsonaro, Eduardo e Silas Malafaia reforçam a narrativa de coordenação para pressionar tribunais e atores internacionais.
- A Polícia Federal usou esses áudios como indícios de um conjunto orquestrado de ações para obter impunidade.
Bolha Política E O Tiro No Pé
- A família Bolsonaro vive numa bolha que superestimou reações favoráveis e sofreu um tiro no pé com o tarifação e os indiciamentos.
- Hoje a força política majoritária é o antibolsonarismo, o que reduz o capital eleitoral do ex-presidente.