Um alerta: esse episódio contém descrições de violências de vários tipos.
Em meados dos anos 60, uma menina indígena foi raptada no meio da floresta amazônica, no Sudeste do Pará. Ela passou a viver com uma família de coletores de castanhas e, aos poucos, teve de deixar de lado a língua, os costumes, a origem. Mas ela sentia que, um dia, ela ia voltar. E isso de fato aconteceu: depois de décadas vivendo entre pessoas não-indígenas, ela finalmente conseguiu voltar pra sua aldeia. Só que não demorou a entender que não ia ser um retorno simples: nem pra ela, nem pra etnia que estava recebendo ela de volta. Por Vitor Hugo Brandalise.
Essa é a segunda história da série especial “A Retomada”, apoiada pelo Pulitzer Center, sobre direitos indígenas no Brasil. A primeira história da série foi publicada em setembro de 2025, no episódio “Ritos", do Rádio Novelo Apresenta.
A transcrição do episódio está disponível no site da Rádio Novelo: https://bit.ly/transcriçãornaep150
Faça parte do Clube da Novelo: radionovelo.com.br/clube
Tem coisa que não espera, tipo aquela fominha no meio da tarde. Neste Black November, nossa parceira Daki - o app de supermercado com a entrega mais rápida do Brasil - serve tudo o que você precisa, inclusive descontos de até 60%. Confere aqui. https://soudaki.onelink.me/FYIE/radionovelo
Acompanhe a Rádio Novelo no Instagram: https://www.instagram.com/radionovelo/
Siga a Rádio Novelo no TikTok: https://www.tiktok.com/
Palavras-chave: Suruí-Aikewara, direitos indígenas, Pará, identidade cultural, rapto, vingança, retorno
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices