Todos nós temos traços narcisistas. Desde a infância, essas características aparecem não imediatamente como parte da personalidade, mas como uma condição para o nosso desenvolvimento psíquico. A psicanalista Ana Suy, entrevistada deste episódio, lembra que na infância somos suscetíveis à necessidade do olhar e da validação do outro – mas que com o tempo, no geral, vamos abandonando essas demandas.
"A gente precisa da validação dos outros, especialmente daqueles que nos são mais caros. Mas se ficamos nessa posição muito pedinte de validação, vamos nos afastando da gente mesmo por essa tentativa de nos encaixar [aos padrões externos]", diz ao Podcast da Semana. Ainda que algumas características narcisistas permaneçam na vida adulta, há casos raros em que esse narcisismo se torna patológico, como ela explica na conversa com Gama.
Ana Suy é psicanalista, escritora, doutora em pesquisa e clínica em psicanálise pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), idealizadora dos estudos "Lendo Freud Hoje" e "Clube de Palavras" e autora dos livros "A Gente Mira no Amor e Acerta da Solidão" (Paidós, 2022) e "Não Pise no Meu Vazio" (Paidós, 2023). E o mais recente, “Eu só Existo no Olhar do Outro” (Planeta, 2025), em parceria com o também psicanalista Christian Dunker.
Neste epissódio ela fala de como o tema do narcisismo está presente na nossa trajetória e nas relações do dia de hoje.
Roteiro e apresentação: Luara Calvi Anic